Chevrolet Montana 2025: preços, motores, consumo, dimensões e equipamentos


O sucesso da Fiat Toro despertou muita cobiça. Como consequência, diferentes montadoras se movimentaram para atuar no até então recém-lançado segmento de picapes intermediárias, inclusive a General Motors com o lançamento da Chevrolet Montana.

A fabricante adotou um caminho, digamos, interessante para posicionar a Chevrolet Montana na categoria. Baseada no Tracker, a picape é um projeto mais simples que o da principal rival e líder do segmento. Por exemplo, troca a suspensão traseira multibraço por um robusto e eficiente eixo de torção, com duplo batente de rigidez variável.

Além disso, a engenharia da GM conseguiu deixar o modelo com uma pegada mais voltada para um carro de passeio que as adversárias. A Chevrolet Montana, aliás, ainda é racional: usa apenas o motor 1.2 turbo desde sua estreia, powertrain que ganhou atualizações na linha 2025 para se adequar às novas normas de emissões do Proconve L8.

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O suficiente para desbancar ou incomodar a Toro? Não. De qualquer forma, os 27 mil licenciamentos em 2024 representam uma média razoável de mais de 2 mil unidades/mês. Mais que isso, com a Chevrolet Montana, a GM consegue uma rentabilidade boa, coisa que, dizem, a Fiat ainda tem dificuldades em alcançar com sua líder suprema.

Lançada em 2023, a Chevrolet Montana aproveitou o nome da antiga picape compacta e tenta se valer de versatilidade. Atualmente, oferece mais de uma opção para frotistas, com câmbio manual e capacidade de carga regular. E tem direito à variante com aspiração esportiva RS para atender ao cliente que, de repente, quer pagar de picapeiro urbano.

Ao todo, são cinco versões de acabamento da Chevrolet Montana 2025. Os preços vão de R$ 136.890 a R$ 171.390. Confira:

A terceira geração da Chevrolet Montana mantém uma única opção de motor. O 1.2 12V três-cilindros turbo, que passou por atualizações recentemente. O conjunto mecânico recebeu injeção direta, nova calibragem e mudanças no software para ficar mais eficiente dentro da nova legislação do Proconve L8.

Desta forma, a potência subiu de 133 cv com etanol para 141 cv . Com gasolina, passou dos 132 cv para 139 cv. Já o torque com o combustível vegetal foi de 21,4 kgfm para 22,9 kgfm, enquanto com o fóssil aumentou de 19,4 kgfm para 22,4 kgfm (sempre a 2.000 rpm), o que se refletiu no desempenho.

As versões de entrada da Chevrolet Montana 2025 têm opções de câmbio manual de seis marchas. Com esta transmissão, o 0 a 100 km/h da picape agora é de 10,9 segundos com etanol no tanque, de acordo com dados da GM. As versões automáticas são mais rápidas: 9,5 segundos.

Em contrapartida, o consumo das variantes automáticas da Chevrolet Montana 2025 piorou um pouco. No ciclo urbano, pelos padrões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a picape intermediária anota médias de 7,5 km/l com etanol (era 7,7 km/l) e de 11 km/l com gasolina (ante 11,1 km/l).

Na estrada, a Chevrolet Montana 2025 nas versões 1.2 AT registra médias melhores pelos padrões do Inmetro. São 9,7 km/l com álcool (contra 9,3 km/l anteriores) e 13,5 km/l (era 13,3 km/l) na gasolina. Assim, nota “B” pelo PBEV na comparação relativa da categoria e “C”, na comparação geral.

Por outro lado, com a caixa manual, o consumo melhorou no PBEV nos dois ciclos. Na cidade, a picape agora faz 8,4 km/l com etanol (8,3 km/l anteriormente) e 9,7 km/l (antes, 9,6 km/l), com gasolina.

No ambiente rodoviário, respectivos 12,3 km/l (era 12 km/l) e 13,7 km/l (era 13,6 km/l). Com isso, a Chevrolet Montana 2025 com câmbio manual passa a ser “A” na comparação relativa da categoria (até a atualização do motor era “B”). Na comparação geral, manteve a classificação “C”.

Feita sobre a mesma plataforma modular GEM do Tracker, a Chevrolet Montana 2025 tem 4,71 metros de comprimento, sendo menor que sua principal concorrente, a Toro, que é 23 cm mais comprida. Nas demais medidas, a picape da GM tem 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,80 m de entre-eixos.

A caçamba é um dos destaques. São 874 litros de capacidade, contra 820 litros do modelo da Fiat. Porém a capacidade de carga é de 650 kg, mesma coisa que a Renault Oroch e menos que a Toro flex, que tem carga útil de 750 kg – as variantes diesel da rival levam até 1 tonelada.

A Chevrolet Montana 2025 e relativamente bem equipada, mas deve itens de assistência à condução, mesmo na versão topo de linha. As configurações iniciais são aliviadas em equipamentos para atender vendas diretas, mas recebem seis airbags e central MyLink.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, ar-condicionado, central multimídia MyLink com tela de 8”, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, wi-fi a bordo, Bluetooth para dois celulares, entradas USB tipo A e tipo Ce quatro alto-falantes, serviço de concierge OnStar, vidros (com funções “um toque” e antiesmagamento) e travas elétricos, sensor crepuscular, direção com assistência elétrica, volante multifuncional, maçanetas internas na cor prata, 8 ganchos na caçamba, tampa da caçamba com alívio de peso e abertura por botão elétrico sensível ao toque e rodas de aço com aros de 16”.

Principais equipamentos: itens da 1.2 turbo + câmera de ré, alça de segurança dianteira no teto para o carona, retrovisores elétricos com capas na cor do veículo, volante de três raios, desembaçador traseiro, tomada USB para o banco traseiro, capota marítima, iluminação da caçamba, maçanetas externas na cor da carroceria, rack no teto e rodas de aço aro 17”.

Principais equipamentos: itens da LT 1.2 + sensor de ré, chave presencial com partida do motor por botão, volante e bancos parcialmente com revestimento premium, controle de cruzeiro, ajustes de altura e de profundidade da coluna de direção, console central com descansa braço para o motorista, dois alto-falantes (seis no total), grade frontal cromada e rodas de liga leve aro 17”.

Principais equipamentos: itens da LTZ 1.2 Turbo AT + sensor de ponto cego, alças de segurança no teto para os passageiros de trás, carregador de celular por indução, ar-condicionado automático, bancos com revestimento premium, faróis de LEDs, grade frontal escurecida, santantônio e rodas de ligaleve aro 17” escurecidas.

A opção topo de linha e “esportivada” RS segue o padrão de outros modelos da GM que recebem a nomenclatura, com detalhes escurecidos e exclusivos no acabamento.

Principais equipamentos: itens da Premier 2025 1.2 Turbo AT + bancos com revestimento premium e inscrição RS, acabamento preto brilhante na grade frontal estilo colmeia, nas capas dos retrovisores, no rack, no santantônio e em partes do interior, acabamento interno com detalhes em vermelho, logomarcas da Chevrolet escurecida e rodas de liga leve aro 17” escurecidas e exclusivas da versão.

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Fonte: direitonews

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