Chevrolet e Hyundai vão criar 8 novos carros no Brasil; veja quais são


Anunciada oficialmente na última quarta-feira (6), a parceria estratégica firmada entre Hyundai e General Motors deverá render pelo menos oito lançamentos no Brasil. O acordo deve gerar os primeiros frutos a partir de 2028 e promete atualizar os portfólios das duas fabricantes com novidades nos segmentos de hatchbacks compactos, picapes e SUVs. Autoesporte acaba de destrinchar os planos e adianta em detalhes o que cada marca prepara. Confira!

Em nota, as empresas confirmaram que os novos veículos terão arquitetura flexível e produção anual de aproximadamente 800 mil unidades (quando a montagem estiver totalmente escalada). Na prática, serão modelos com forte apelo comercial e inseridos nos segmentos de maior volume de vendas do mercado. Nomes não foram revelados, mas os projetos provavelmente envolvem as renovações de Onix, HB20, Tracker, Creta e S10, além de inéditas picapes intermediárias.

Pelo acordo, a Hyundai será responsável pelo desenvolvimento dos modelos compactos (totalizando seis veículos), enquanto a Chevrolet terá a missão de tocar o projeto de uma nova plataforma para picapes médias (gerando dois modelos). O calendário de lançamentos deverá durar até 2030, com estreias escalonadas até lá.

Dentro do pacote de novidades, as novas gerações de Onix e HB20 estão entre as mais aguardadas. Autoesporte adianta que os modelos devem passar a dividir a mesma plataforma e contarão com uma série de componentes mecânicos compartilhados. Pelo lado da Hyundai, o projeto já está quase pronto e deverá ficar pronto em 2026, com lançamento no Brasil.

O modelo, inclusive, já está rodando em testes por aqui, conforme noticiamos recentemente. Pelos flagras, é possível notar que o compacto passará por uma mudança radical de design e terá alinhamento aos mais recentes lançamentos internacionais da marca. A carroceria crescerá e renderá ganhos importantes em espaço interno e ergonomia.

A partir do novo HB20, a Chevrolet irá desenvolver a próxima geração do Onix. O lançamento acontecerá alguns anos depois, provavelmente em 2028 ou 2029, com compartilhamento de plataforma e peças. Vale ressaltar que, apesar do parentesco técnico, não haverá ligações estéticas entre os modelos. “O design interno e externo será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca”, ressalta o comunicado.

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A mesma receita aplicada nos novos HB20 e Onix será implementada nos futuros Creta e Tracker. Novamente, a Hyundai ficará a cargo do desenvolvimento da plataforma e a Chevrolet projetará seu SUV com visual exclusivo. Pelo lado coreano, os trabalhos já estão acelerados. A nova geração do Creta deverá ser revelada no mercado internacional em 2027 e, assim como o HB20, passará mudanças profundas de design.

A nova linhagem do Tracker chegará na sequência e, assim como o Creta, mudará significativamente. Outra novidade, válida para os dois SUVs, será a oferta de motorizações híbridas. As duas marcas já confirmaram que as plataformas em desenvolvimento serão altamente flexíveis e capazes de acomodar tanto conjuntos tradicionais quanto eletrificados.

Importante lembrar que o uso de uma plataforma compartilhada não é inédito para Tracker ou Onix. Na geração atual, a Chevrolet recorreu à chinesa Saic para desenvolver conjuntamente a arquitetura GEM que sustenta os dois modelos. Ambos chegaram a ser lançados na China, mas estão saindo de linha por lá em razão das baixas vendas. A parceria nesse projeto, portanto, não será renovada.

Sem a Saic, a General Motors buscou novas alianças e encontrou na Hyundai o acordo necessário para garantir mais uma linhagem para seus compactos.

Outro ponto de destaque do acordo prevê o lançamento de inéditas picapes intermediárias. Detalhes não foram revelados, mas Autoesporte aposta que serão a nova geração da Montana e um modelo equivalente da Hyundai. Curiosamente, o desenvolvimento será tocado pela coreana, apesar de a Chevrolet ter knowhow comprovado na categoria.

As caminhonetes chegarão para disputar espaço no mercado de modelos intermediários, concorrendo diretamente com Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e as futuras Renault Niagara e Volkswagen Udara.

Pelo lado da Chevrolet, haverá continuação de atuação já existente. Já pela Hyundai, será atendido um desejo de longa data da marca, que vislumbra uma picape do tipo para o Brasil desde o conceito Creta STC, apresentado em 2016.

Por fim, o acordo inclui o desenvolvimento de mais duas picapes, neste caso de porte médio. Diferente dos demais veículos, que ficarão a cargo da Hyundai, as caminhonetes maiores terão plataforma projetada pela Chevrolet. A ideia será aproveitar ao máximo a expertise da marca na categoria e os anos de conhecimento no desenvolvimento de utilitários.

Ao que tudo indica, a arquitetura será do tipo chassi sobre carroceria e terá como primeiro fruto a próxima geração da S10, por volta de 2030. Na sequência, a matriz será usada pela Hyundai, que terá um modelo equivalente com design exclusivo, entrando pela primeira vez na categoria. Acima, projeção gerada por IA fornece ideia geral do que esperar do modelo.

Pelo lado da Chevrolet, o projeto atende internamente pelo nome de “Colossus”, conforme revelado pelo site Autos Segredos. A meta será concorrer diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi Triton e a futura geração da Volkswagen Amarok. A oferta de motores a diesel será indispensável, mas conjuntos híbridos também estão nos planos.

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Fonte: direitonews

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