Chevrolet e Hyundai fecham parceria para lançar SUV, picape e mais 3 carros


General Motors e Hyundai oficializaram parceria para o desenvolvimento compartilhado de cinco carros, incluindo um SUV, um carro de passeio e uma picape, todos compactos, além de uma picape média. Estes quatro serão vendidos na América do Sul, enquanto uma van elétrica será comercializada no continente norte-americano. O primeiro fruto da parceria será lançado em 2028, informou o anúncio oficial divulgado nesta quarta-feira (6).

Segundo as marcas, os novos carros terão arquitetura flexível, possibilitando a criação tanto de versões a combustão quanto híbridas. O objetivo é emplacar 800 mil unidades em conjunto na região, somando os continentes e com todos os cinco carros em linha, ou seja, quando a operação estiver ativa por completo.

A GM irá liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai ficará responsável pelos veículos compactos e também uma van elétrica que será vendida na América do Norte. As plataformas serão compartilhadas, mas os carros terão designs distintos por dentro e por fora, refletindo o visual de cada marca.

Essa parceria global, vale lembrar, foi acordada pelas marcas em 2024, como revelou a Reuters. Na ocasião, a agência de notícias divulgou que a próxima geração do Chevrolet Tracker seria baseada no Hyundai Creta na América do Sul. Da mesma forma, a marca coreana irá se beneficiar da plataforma para picapes que a General Motors está desenvolvendo.

Além de produção e criação, o acordo inclui iniciativas conjuntas que envolvem materiais, transporte e logística, com o comprometimento de reduzir emissões nos processos produtivos.

A General Motors tem fábricas de carro no Brasil, em Gravataí (RS), São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP), além de um complexo na Argentina, em Santa Fé. Já a Hyundai tem somente uma fábrica na América do Sul, em Piracicaba (SP).

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

As marcas também avaliam outros projetos em conjunto, que podem culminar na criação de motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e até células de combustível de hidrogênio. O assunto ainda é discutido internamente.

“Por meio dessa parceria, GM e Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo. Esses primeiros veículos codesenvolvidos demonstram claramente como vamos alavancar nossas forças complementares e a escala combinada das duas empresas”, diz Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM.

“A colaboração estratégica com a GM nos permitirá continuar oferecendo valor e opções aos nossos clientes em diferentes segmentos e mercados. Nossa escala combinada na América do Norte e na América do Sul permitirá atender com mais eficiência às demandas dos consumidores — com veículos de design marcante, alta qualidade, foco em segurança e tecnologia relevante”, afirmou José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company.

A implementação dos planos das marcas está sujeita às aprovações regulatórias dos órgãos competentes.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores TST aumenta indenização por asséd10 e críticas à aparência de advogada
Próxima Morre Roberto Duailibi, um dos maiores nomes da publicidade brasileira e cofundador da DPZ