A Chevrolet confirmou o fim da produção da sexta geração do Camaro para o início de 2023. O muscle car terá uma versão de despedida para colecionadores antes de deixar de ser produzido em Michigan (EUA). Com o fim da atual geração, o modelo também deixará de ser oferecido no Brasil, onde parte de R$ 516.200.
Apesar do tom de despedida, a Chevrolet antecipa que este não é o último capítulo da história do muscle car. O Camaro retornará às lojas no futuro, quando todos os carros novos da marca forem elétricos. Isso deve ocorrer a partir de 2025.
Enquanto a nova geração não chega, um seleto grupo de clientes terá a oportunidade de levar para casa a edição final do Camaro a combustão. A Chevrolet não divulgou mais detalhes sobre a versão de despedida, mas diz que a pré-venda deve começar ainda no primeiro semestre de 2023.
A história do Camaro é marcada por altos e baixos. O muscle car foi produzido nos Estados Unidos por 36 anos ininterruptos, sendo que a sua primeira versão chegou às lojas em 1966. As boas vendas renderam um sucessor, que foi lançado em 1970 e produzido até 1981.
A segunda geração do Camaro é uma das mais emblemáticas da história dos Estados Unidos e algumas unidades chegam a custar mais de R$ 300 mil na conversão direta.
Lançada em 1982, a terceira geração chegou com visual bem diferenciado, marcado pelas linhas quadradas que estavam na moda naquela década. O modelo recebeu ainda uma versão especial em comemoração aos seus 25 anos de produção.
A quarta geração foi apresentada em 1993, com linhas arredondadas e visual inspirado nos superesportivos japoneses da época. Com o declínio das vendas de cupês e novas demandas produtivas das fábricas da Chevrolet, o Camaro chegou ao fim em 2002.
A fabricante confirmou o retorno do Camaro em grande estilo. Em 2007, o conceito do muscle car apareceu no filme “Transformers”. O modelo voltou a ser vendido em sua quinta geração em 2010, e graças ao filme e outras ações de marketing da GM, o Camaro vendeu mais que o Mustang nos Estados Unidos pela primeira vez na história.
A sexta geração foi revelada em 2015 e passou por duas reestilizações. Seu motor 6.2 V8 desenvolve 455 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de oito marchas (que passou para dez marchas a partir de 2018). A versão SS é capaz de atingir 100 km/h em 4,2 segundos.
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Fonte: direitonews