Chevrolet Camaro terá últimas unidades produzidas; relembre a trajetória do cupê V8 no Brasil


O Chevrolet Camaro está cada vez mais próximo de se despedir de vez do mercado automotivo como um cupê V8. Depois de a fabricante anunciar a edição limitada de despedida do muscle car no Brasil, com apenas 125 unidades, o modelo terá produção encerrada ainda nesta semana.

De acordo com o GM Authority, fontes próximas à fabricante indicaram que as últimas unidades do Chevrolet Camaro sairão da linha de montagem nesta quinta-feira (14). Seu futuro, vale lembrar, deve ser elétrico, ainda que não haja informações sobre a carroceria, se será um SUV como o Mach-e, ou se seguirá a linha de esportivos.

Para os amantes de V8, de esportivos e do próprio Camaro, é importante ressaltar que nem faz tanto tempo assim que temos o Chevrolet disponível no site da montadora para compra. O modelo chegou ao Brasil em 2010, em sua quinta geração, dois anos após o lançamento global da plataforma.

Até 2020, 6,5 mil unidades do produto foram comercializadas (não há um registro mais atual que esse, mas o modelo deve ter superado com tranquilidade a marca dos 7 mil emplacamentos). Considerando o segmento em que atua, não dá para negar que ele fez sucesso.

Desde a sua chegada, há 13 anos, o Brasil recebeu duas gerações do modelo. A primeira delas já carregava um imponente V8 6.2 que rendia 406 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, sempre gerenciado por uma caixa automática de seis marchas. Combinação que fazia o cupê acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

Esse momento foi o que mais deu projeção ao Camaro no Brasil. Modelo bastante conhecido nos Estados Unidos, também teve ajuda do filme Transformers, onde era um dos protagonistas, para ganhar mais notoriedade. Apareceu nas telonas com carroceria amarela e duas faixas pretas no capô, em uma versão SS.

E essa explodiu no Brasil com o hit sertanejo “Camaro Amarelo”, de Munhoz e Mariano, que deixou o nome do muscle car na boca do povo. Essa geração viveu até 2015, e até hoje se vê várias unidades pelas ruas.

A segunda geração vendida no Brasil (e sexta do modelo) é a que sairá do mercado neste ano, aposentando o motor V8. Neste caso, o propulsor rende bons 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque. Com ajuda do câmbio automático de 10 marchas, chega aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos.

Entre uma geração e outra, além de ficar mais potente, mais rápido e com mais torque, o Camaro também mudou o visual: recebeu faróis grades mais afilados para ficar ainda mais invocado. Não perdeu as linhas de sua silhueta e nem o ronco grave do motor.

Vale lembrar que, diferente do Mustang, aqui no Brasil o Camaro manteve a histórica opção conversível, o que é bem raro para um muscle car. Seu maior rival também tinha essa opção, mas sempre concentrou as vendas nas opções cupê por aqui.

O futuro do Camaro será elétrico, assim como o de vários outros esportivos no futuro. A expectativa é que pelo menos a carroceria cupê seja mantida. Afinal, a trajetória de um carro tão icônico quanto esse, deve ganhar várias e várias páginas.

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Fonte: direitonews

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