O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu emprestado quatro unidades do Chevrolet Blazer EV em um acordo de comodato com a General Motors. De tal forma, o Brasil passa a ter a primeira frota 100% eletrificada do mundo. O SUV elétrico custa R$ 503.190 nas concessionárias da marca.
Além dos carros de luxo entregues em Brasília (DF), o acordo compreende também a instalação de estações de recarga rápida, que ficam a cargo da empresa brasileira WEG, parceira da General Motors no setor dos veículos elétricos.
“Um marco inédito, que reflete de forma clara o compromisso do Brasil e da GM com a descarbonização e a sustentabilidade”, afirmou Fábio Rua, vice-presidente da General Motors na América Latina.
A frota presidencial também é composta por veículos híbridos e elétricos de outras marcas. Em 2024, o presidente Lula recebeu um BYD Tan em cerimônia no Palácio da Alvorada.
A versão RS, única oferecida no Brasil e importada do México, é equipada com um motor elétrico, instalado no eixo traseiro, que fornece o equivalente a 347 cv de potência e 44,8 kgfm de torque. Segundo a GM, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h. A tração é traseira.
O pacote do Blazer EV escolhido para o nosso mercado traz baterias de 102 kWh, as maiores disponíveis na gama. Isso significa que o SUV consegue rodar até 481 km com uma só carga, já no padrão do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
O número faz o SUV ter uma das maiores autonomias do Brasil. A Chevrolet ainda diz que as recargas são feitas em até 22 kW em corrente alternada (AC) e a até 190 kW em corrente contínua (DC).
A lista de equipamentos de segurança conta com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alerta de colisão dianteira e abertura de porta, assistente de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, assistente de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa com correção de rota e faróis inteligentes.
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Fonte: direitonews