O Chevrolet Blazer, principal representante da marca no segmento de SUVs médio-grandes na América do Norte, caminha para dizer adeus ao mercado. De acordo com reportagem do site GM Authority, o modelo deverá ser descontinuado nos próximos meses em razão da transformação da fábrica de Ramos Arizpe (México), em uma unidade exclusiva para veículos elétricos.
Hoje, o Blazer é o único modelo equipado com motores a gasolina produzido por lá. Com isso, está “sobrando” nas linhas de montagem em meio aos EVs fabricados localmente — Equinox EV, Blazer EV e Cadillac Optiq. Para a Chevrolet, o funcionamento da fábrica como “unidade flexível”, capaz de montar carros elétricos e a combustão, não é mais interessante.
Some a isso o fato de o Blazer estar amargando vendas em queda nos últimos anos. Em 2024, o modelo emplacou nos Estados Unidos apenas 52.600 unidades, caindo cerca de 20% em relação ao ano anterior. Na prática, é um volume bem aquém do pico de vendas de 95.000 unidades registrado em 2020.
Após o fim de linha, o espaço deixado pelo SUV no portfólio será preenchido pelo Equinox de nova geração nas versões a gasolina e pelas configurações mais baratas do Blazer EV. Na China, por outro lado, o Blazer seguirá em produção por mais tempo. Lá, o modelo é fabricado e vendido exclusivamente na variante Grand, com comprimento extra e espaço para até 7 passageiros.
Blazer foi lançado em 2018 como “SUV do Camaro”
Quando foi apresentado em meados de 2019, o Blazer chamou atenção pelo visual de pegada agressiva e inspirado nas linhas do Camaro da época. A ruptura em relação ao antigo SUV da S10, que usava o mesmo nome, foi total. O modelo foi reestilizado pela última vez em 2022, ganhando grade revisada, novas rodas e lanternas com elementos internos reposicionados.
Sob o capô, estão disponíveis motores a gasolina 2.0 turbo de 231 cv e 35,6 kgfm de torque, bem como V6 3.6 aspirado de 309 cv e 37,3 kgfm de força. O câmbio é sempre automático de 9 marchas, com tração integral como opcional.
Blazer no Brasil
Por aqui, a Chevrolet oferece o Blazer apenas na versão elétrica RS com 481 km de autonomia e potência de 347 cv. O preço sugerido é de R$ 495.790. Já o Trailblazer, derivado da S10, tem proposta bem mais tradicional, sendo sempre equipado com motor 2.8 turbodiesel de 207 cv. Custa R$ 392.590.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews