A Chery registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) os desenhos do novo Tiggo 9. Trata-se de um SUV grande, maior que o Tiggo 8, que leva cinco ou sete pessoas, e que tem visual inspirado em Audi e Mercedes-Benz, além de pode ter uma autonomia surreal com apenas um tanque.
O Chery Tiggo 9 foi lançado no início deste ano na China. O visual bebe bastante do design que conhecemos do Tiggo 8 Plug-in Pro já vendido no Brasil, mas a grade diferente dá um pouco mais de luxo ao SUVzão.
Os faróis são afilados e com desenho que lembram o Toyota Corolla Cross. No entanto, é a traseira o principal destaque visual do modelo, principalmente por causa da semelhança das lanternas com as do Audi Q8.
De perfil, o comprimento chama atenção. São 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,69 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Ele é maior que o Tiggo 8 em todas as medidas, menos a altura, que é a mesma. As rodas são chamativas e têm 20 polegadas, e as maçanetas externas são retráteis, ficando escondidas na carroceria do carro, quando o veículo está trancado.
Internamente, o modelo foca em luxo. Tem bancos de couro sintético, console central de dois andares, carregador por indução, volante com assinatura Chery por extenso, banco do passageiro com apoia perna e massagem, e telas de central multimídia e cluster de instrumentos integradas – ambas têm 12,3 polegadas.
Vale ressaltar que o seletor do câmbio não vai no console central, mas na coluna de direção., como nos Mercedes. Outra curiosidade é que a formatação dos sete assentos é 2/2/3 estilo van, e não 2/3/2 como vemos no Tiggo 8 – e não maioria dos carros sete lugares vendidos no Brasil atualmente.
No mercado asiático, o Tiggo 9 é vendido com motor 2.0 turbo a gasolina, herdado dos Exeed – marca que já foi assuntada para o Brasil, mas que nunca se instalou de fato. Essa usina rende bons 260 cv de potência e 40,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas, e ajuda a usina consumir 7,7 litros de combustível a cada 100 km rodados. Convertendo para o nosso padrão de medidas, temos um 12,9 km/l.
Existe ainda a possibilidade de o modelo ter versões híbridas. Essas ainda não tiveram dados revelados, mas devem ter a usina 2.0 turbo de base, ficando mais potente e com mais torque. A Chery promete que essas futuras configurações terão 0 a 100 km/h em 4,5 segundos com uma autonomia que impressiona ainda mais: 1.300 km com um tanque.
Na China, o Chery Tiggo 9 estreou com preços variando entre 152.900 e 203.900 yuans, na conversão direta algo em entre R$ 102 mil e R$ 136 mil. Por aqui, não há previsão de chegada do SUV grande, mas caso venha, deve ser posicionado acima do Tiggo 8, custando a partir de R$ 200 mil.
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Fonte: direitonews