Chery KP11: como é a picape híbrida rival da BYD Shark que virá ao Brasil


Que as marcas chinesas estão cada vez mais presentes no Brasil, você já sabe. A Chery, entretanto, chegou por aqui muito antes desse boom e montou sua primeira fábrica fora da China em Jacareí (SP), em 2014, antes de passar 51% das suas operações para o Grupo Caoa, em 2017. Já conhecida por aqui, a marca agora pretende entrar para o segmento das picapes.

Para isso, a Chery prepara uma caminhonete média cabine dupla construída sobre chassi de longarina para rivalizar com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Estamos falando do projeto KP11. Com motorização híbrida plug-in, ainda não tem nome definitivo e será uma rival direta da BYD Shark.

Com design que segue a tendência das picapes médias atuais, a Chery KP11 foi apresentada em Wuhu (China) na sede da marca, mas deverá ser lançada somente em 2025 na China. O design do protótipo é bem próximo do definitivo, mas não há certeza quanto ao nome com o qual chegará às concessionárias. As informações são dos portais Rutamotor e Autoindustriya.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Vale dizer também, que, segundo o site americano Carscoops, a caminhonete deve atender o segmento nos mercados asiático, australiano, europeu e latino-americano. Ou seja, o Brasil está no radar da KP11.

O apelo visual da Chery KP11 segue as principais tendências já presentes em outros modelos do segmento. O capô não traz linhas tão retas e, assim como a Fiat Toro, o arranjo de faróis fica abaixo das luzes de posição diurnas, que trazem conjunto bem afilado. O conjunto fica ao lado da grade dianteira, que, além de gigante, traz malha dividida em linhas horizontais e o nome da marca em letras garrafais na parte superior.

Na traseira o nome da marca também é lembrado, assim como acontece com a tampa da caçamba da BYD Shark. Desta vez porém, o relevo das letras é feito diretamente na lataria da picape, ao invés de utilizar apliques, como acontece na grade. Já as lanternas são verticais e localizadas nas extremidades da caçamba.

Nas laterais, é possível identificar estribo e caixas de rodas na cor preta, sendo as últimas mais robustas, semelhantes às da rival chinesa e da líder de vendas, Toyota Hilux.

Por se tratar de um protótipo, a Chery KP11 ainda não teve a cabine revelada. Mesmo assim, há chances de que o acabamento interno seja inspirado em SUVs da Omoda, marca chinesa que pertence à Chery, como detalharemos adiante.

Segundo o Rutamotor, a KP11 de produção terá um comprimento aproximado de 5,30 metros. Para se ter uma ideia, a Shark mede 5,45 m. Já as rivais clássicas Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 possuem 5,32 m; 5,35 m e 5,36 m, respectivamente. A Chery, entretanto, não forneceu informações oficiais a respeito de suas dimensões, bem como capacidade de carga e reboque da caçamba.

A expectativa é de que a Chery invista em três opções de conjunto mecânico para a nova picape média. Assim, a KP11 chegará às concessionárias em versões a combustão, híbrida plug-in (PHEV) e elétrica com extensão de autonomia (EREV).

Enquanto as representantes mais tradicionais do segmento oferecem propulsores turbodiesel, a fabricante chinesa deve descartar esse tipo de motorização. Isso porque, ao que tudo indica, as configurações a combustão da KP11 devem receber um motor 2.4 turbo a gasolina.

É importante ressaltar que o conceito KP11 pode dar origem, ainda, a uma picape média da Jaecoo, marca de luxo chinesa que pertence à Chery e que estreará no Brasil em 2025. Por isso, há a possibilidade de que a nova caminhonete chegue ao mercado brasileiro sob a insígnia desta outra marca. A informação foi adiantada pelo CEO global da Chery, Mr. Zhang durante visita de Autoesporte à China, em abril desse ano.

Na ocasião, nossa reportagem afirmou que a picape traria um apelo visual com linhas menos retas, grade dianteira diamantada e faróis individuais com formato inspirado em diamantes, seguindo o visual do para-choque.

Além disso, a picape média Jaecoo derivada da Chery KP11 que pode vir ao Brasil também deve contar com motorização híbrida plug-in ou elétrica, além de cabine com acabamento inspirado no SUV cupê Omoda 5, que é de marca parceira da Jaecoo.

Veja 8 carros que ainda serão lançados até o final de 2024 no Brasil

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados a 78 e 59 anos de prisão por m4t4r Marielle e Anderson
Próxima EUA e Reino Unido lançam novos ataques em porto estratégico do Iêmen, mirando houthis, diz mídia