O Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos, interrompeu temporariamente suas operações de pouso e decolagem na manhã deste sábado (31) devido a uma suspeita de incêndio, que posteriormente foi descartada. A paralisação durou cerca de 37 minutos e afetou diversos voos.
A Nav Brasil, responsável pelas atividades na torre de controle, emitiu uma nota explicando que o alerta foi motivado por um “forte cheiro de fumaça” percebido pelos funcionários. Imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado para inspecionar o local. Após a verificação, que não encontrou qualquer foco de incêndio ou risco à segurança, os bombeiros autorizaram o retorno dos funcionários às suas atividades. A suspensão das operações ocorreu entre 10h54 e 11h31, segundo a Nav Brasil.
A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, confirmou a ocorrência e destacou que o Corpo de Bombeiros foi chamado pela equipe da Torre de Controle às 11h00, após a detecção da fumaça. A concessionária ressaltou que não houve identificação de nenhum foco de incêndio, garantindo que a segurança no local não foi comprometida.
No período em que as atividades foram interrompidas, três voos foram cancelados e oito tiveram que ser redirecionados para outros aeroportos. As operações foram retomadas ainda no final da manhã, permitindo que o aeroporto voltasse à sua normalidade.
Este incidente ocorre apenas dois dias após outro problema no aeroporto, quando uma interferência de sinais de radiofrequência no sistema de navegação resultou em cancelamentos e atrasos de voos na última quinta-feira (29). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou que a origem do sinal interferente estava no centro da cidade de Guarulhos.
Fonte: gazetabrasil