Medinsky afirmou que foi entregue aos mediadores turcos o memorando com duas partes: a primeira sobre como alcançar uma paz duradoura e a segunda sobre quais passos devem ser dados para obter uma paz plena e um cessar-fogo completo.
Entre as propostas, o chefe da delegação russa destacou a trocas de soldados doentes e gravemente feridos entre os lados. Ele descreveu a atitude como um “gesto humanitário“. Além disso, falou também que a Rússia concorda com a criação de uma lista de trocas entre soldados gravemente feridos.
Outro gesto russo, segundo Medinsky, será a entrega unilateral a Kiev dos corpos congelados de 6 mil soldados ucranianos. Moscou teria identificado estas pessoas a partir de exames de DNA e os guardou.
“Na próxima semana entregaremos esses corpos a Ucrânia para que eles possam enterrá-los de modo humano”, disse.
Medinsky também afirmou que não sabe se eles tem corpos do lado russo ou se vão ter a mesma atitude, mas que aceitaria caso a recíproca acontecesse.
Por fim, o chefe da delegação russa destacou a proposta de um cessar-fogo de 2 a 3 dias, em alguns setores específicos. De acordo com Medinsky, a medida é importante para que os corpos de soldados mortos no conflito possam ser recolhidos e que isso evite a propagação de alguma epidemia, em caso de cadáveres expostos por muitos dias.
A anterior rodada foi realizada em 16 de maio passado, o que aconteceu pela primeira vez desde a primavera de 2022, quando o processo de negociação foi interrompido devido à pressão exercida pelo Ocidente sobre Kiev. A atual iniciativa foi anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que propôs a Kiev retomar os contatos diretos sem condições prévias, com o objetivo de chegar a uma possível solução do conflito.
Resultados das negociações de 16 de maio
No final da primeira rodada de conversas em Istambul, o chefe da delegação russa declarou que Moscou estava satisfeita com o resultado das negociações com a parte ucraniana. Foi anunciada uma troca de prisioneiros com a Ucrânia sob a fórmula 1.000 por 1.000, que foi realizada com sucesso em três etapas de 23 a 25 de maio.
Além disso, o chefe da delegação russa sublinhou que as partes concordaram em apresentar detalhadamente sua visão de um possível cessar-fogo futuro, após o qual o processo de negociação continuaria.
Fonte: sputniknewsbrasil