Não há dúvidas de que há uma corrida contra o tempo da indústria automotiva para tornar a venda de carros elétricos cada vez maior no mundo. No entanto, um movimento liderado pelas fabricantes japonesas pode fazer o mercado tomar outro rumo. Enquanto a Honda quer utilizar o CR-V para popularizar o uso de hidrogênio, a Toyota trabalha para que o uso desse tipo de combustível se sobressaia em relação aos carros movidos à energia elétrica.
A informação foi revelada pelo novo CEO da Toyota, Koji Sato, que acredita no hidrogênio como melhor caminho a seguir para atingir a neutralidade de carbono. Em entrevista ao site Automotive News, Sato foi bem claro:
“Queremos garantir que o hidrogênio continue como opção viável. Precisamos de uma cadeia de abastecimento de produção e transporte. A menos que vejamos evolução ali, não podemos esperar um aumento de volume no uso da energia”, se referindo a problemas estruturais que o aumento na demanda por energia poderá causar.
Obviamente, a Toyota não estará fora do mercado de carros elétricos. Na mesma entrevista, o executivo afirmou que a empresa trabalhará de forma flexível, adaptando as motorizações de acordo com as necessidades de cada mercado.
A prova disso é que o Mirai, que será até convertido para gerar hidrogênio, é vendido apenas na Califórnia, porque é o único estado dos Estados Unidos com a infraestrutura de abastecimento necessária.
Na China, a fabricante tem uma linha considerável de elétricos, enquanto em outros países, oferece apenas o BZ4X. Por fim, no Brasil, há apenas híbridos flex, mas com a promessa da chegada de elétricos quando a Toyota considerar que há estrutura necessária.
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Fonte: direitonews