CES 2024 tem carro com ChatGPT de série e até robô que carrega elétricos


A Consumer Electronic Show (CES) 2024, maior feira de tecnologia dos Estados Unidos, que acontece em Las Vegas, começou nesta terça-feira (9) e vai até sexta-feira (12). Neste primeiro dia de evento, algumas atrações do setor automotivo chamaram a atenção, como a Volkswagen oferecer ChatGPT como item de série em seus carros, o novo Golf GTI, carregamento de carro elétrico feito por robô e muito mais. Confira os principais destaques.

A Kia retorna à feira de tecnologia depois de cinco com anos com a apresentação global do PBV, “Platform Beyond Vehicle” (Plataforma além do veículo) — todos elétricos. Ao todo, são cinco conceitos: PV7, PV1 e três variações do PV5, que vai dar origem a um veículo elétrico de produção em 2025.

Os produtos PBV são protótipos com foco total em tecnologia e soluções urbanas. De acordo com a Kia, a estratégia é permitir que um único chassi seja usado para atender várias necessidades de mobilidade.

O PV7 é destinado para o transporte de mercadoria e é o maior veículo de todos. O PV1 é bem compacto, comporta apenas o motorista e serve para realizar serviços de atendimento. Já o PV5, é voltado para o transporte de passageiros e de mercadoria, porém, a Kia não revela qual variante dará origem ao veículo de produção no ano que vem.

Em comum, todos os conceitos têm um formato bem quadrado e boa parte da carroceria envidraçada. Por dentro, existem várias telas para auxiliar o motorista e, no caso do PV5, os bancos são rotativos para aumentar a interação entre os passageiros.

Você que lê os testes da Autoesporte, já sabe que a Mercedes investe bastante em conectividade e telas enormes para os passageiros. Na feira de tecnologia, o destaque da fabricante alemã foi a evolução do seu sistema de comandos de voz, o MBUX Virtual Assistant.

O novo assistente virtual de voz (MB.OS) é baseado em inteligência artificial (IA) e agora pode ter uma interação melhor com os passageiros, inclusive com diálogos, oferecendo sugestões para o motorista, como alternativa de caminhos, paradas e informações dos locais por onde está passando. Além disso, o sistema também pode esclarecer algumas dúvidas gerais sobre o carro. A tecnologia vai chegar gradualmente nos carros elétricos da marca.

Outra novidade foi a apresentação Concept CLA Class para a América do Norte. O modelo foi apresentado em setembro do ano passado no Salão do Munique, na Alemanha, e vai dar origem a quatro novos modelos, segundo a Mercedes. Para ler mais detalhes, basta clicar aqui.

A Volkswagen apresentou seus primeiros carros com assistente de voz integrado com o chatbot (robô) ChatGPT, permitindo que os motoristas recebam mensagens de voz com informações sobre a viagem. O sistema é feito em parceria com a empresa norte-americana Cerence.

No futuro, segundo a Volkswagen, o sistema poderá conversar com os motoristas e fazer diversas interações, como: estabelecer conversas, esclarecer dúvidas gerais e receber informações específicas sobre o veículo. “O ChatGPT não tem acesso a qualquer dado do veículo: perguntas e respostas são deletadas imediatamente para garantir o máximo nível de proteção de dados”, ressalta a fabricante.

Esse primeiro estágio da interação será um item de série a partir do segundo trimestre de 2024 nos seguintes modelos: ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, além dos recém-lançados Tiguan e Passat, e o novo Golf.

O novo Golf GTI também foi mostrado, porém, com uma camuflagem colorida, já que a aparição oficial deve acontecer muito em breve. As principais mudanças visuais em relação ao modelo convencional estão na dianteira, que teve leve alteração nos faróis e o para-choque é exclusivo. Na traseira, as lanternas estão um pouco mais afiladas.

O que de fato dá para ver é o interior, que a Volkswagen não escondeu nada. A tela da central multimídia tem 15 polegadas – o convencional tem 12,9 polegadas – e o botões físicos do volante entram no lugar das superfícies sensíveis ao toque, algo que algumas críticas.

Como já mencionado acima, o modelo terá a interação com o ChatGPT. Detalhes vermelhos estão por todos os cantos para ressaltar a esportividade do modelo.

Em relação ao motor, a imprensa internacional especula que o 2.0 turbo de 245 cv pode ter um acréscimo de 20 cv, porém, a confirmação só deve acontecer com a apresentação oficial do modelo. Deve ser a última versão a combustão do modelo.

A Bosch, juntamente com a subsidiária da Volkswagen, Cariad, está trabalhando em um serviço automatizado para carregar veículos elétricos com a ajuda de robôs. Entretanto, isso só funciona para carros que tenham direção autônoma avançada.

O mecanismo funciona da seguinte forma: o sistema guia os veículos elétricos sem motorista para um ponto de carregamento onde um robô se dirige até o carro e coloca o plugue de recarga. Concluído o carregamento, os veículos manobram para outra vaga de estacionamento, liberando o local para os próximos carregarem.

Basicamente, o sistema funciona da seguinte forma: imagina que dentro de um shopping tem 20 carregadores, porém, todos estão ocupados. Dessa forma, os motoristas que chegaram depois podem deixar o carro parado em uma vaga próxima ao carregador. Ao liberar algum aparelho, o sistema faz toda a logística de carregamento para que ninguém precise ir até o local conectar o carro.

O sistema já está sendo testado em dois estacionamentos da Alemanha, mas não há previsão de quando isso entre em prática no mercado.

A Hyundai também afirmou que o investimento em inteligência artificial e sustentabilidade nos próximos anos é prioridade. “A Hyundai está ativamente envolvida em vários projetos de hidrogênio globalmente, começando pela Indonésia. O país tem mostrado um interesse crescente no hidrogênio como um caminho crucial para alcançar a neutralidade de carbono”, disse a empresa durante o evento.

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Fonte: direitonews

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