CEO das Lojas Americanas é preso em Madrid; PF pede extradição


A Polícia Federal (PF) solicitou à Justiça Federal a extradição do ex-CEO das Lojas Americanas Miguel Gutierrez, preso nesta sexta-feira (28) em Madrid.
Segundo informou a CNN Brasil, Gutierrez é apontado como um dos envolvidos na maior fraude da história do mercado financeiro do Brasil, que envolveu o desvio de pelo menos R$ 25,3 bilhões da rede varejista. Ele foi capturado pela polícia espanhola após a emissão de um pedido de prisão pela Justiça brasileira na quinta-feira (27).
Gutierrez tem cidadania espanhola e estava na Espanha desde o ano passado. Antes de ser preso, ele teve o nome incluído na lista Difusão Vermelha, da Interpol. Para que Gutierrez seja enviado de volta ao Brasil, o pedido de extradição deve ser aceito pelo juiz destacado para o caso, que terá 80 dias para analisar a solicitação, e pelo governo espanhol.
Segundo as investigações da PF, Gutierrez e outros ex-executivos da cúpula da rede varejista cometiam fraudes contábeis para esconder os resultados negativos da empresa e garantir seus lucros.
“Documentos e planilhas eram falsificados, dívidas contraídas com os bancos eram escondidas do balanço e créditos inexistentes eram criados e lançados na contabilidade da companhia”, diz a PF.
Entre os crimes investigados pela PF estão manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Caso condenados, Gutierrez e outros ex-executivos podem pegar até 26 anos de prisão.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Gasly aposta no futuro da Alpine
Próxima Neri Geller emplaca esposa com salário de R$ 15 mil como assessora da Conab