Centro-Oeste, Sudeste e norte do Paraná têm alerta de calor até sábado (11)


Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está indicando nesta quinta-feira (09) um alerta de grande perigo para uma onda de calor sobre partes do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. As temperaturas podem ficar até 5°C acima da média em algumas regiões, pelo menos até a noite do sábado (11).

As áreas atingidas são o norte do Paraná, todo o estado de Mato Grosso do Sul, sul de Mato grosso, uma pequena parte do sul de Goiás, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais, todo estado de São Paulo, com exceção do litoral, e Rio de Janeiro, exceto municípios mais ao norte.

ONDADECALOR_090524
Alerta de grande perigo para temperatura até 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias
Fonte: Inmet

Esse calor atinge sobretudo áreas de produtoção de milho safrinha. De acordo com dados da Tropical Tidbits, as temperaturas podem alcançar até 39°C em Mato Grosso do Sul, 36°C em Mato Grosso, 35°C no oeste de São Paulo e 34°C em Goiás, durante a tarde de sexta-feira (10).

Neste mês de abril, o norte paranaense, todo sul e oeste de Mato Grosso do Sul e municípios ao sul de Mato Grosso estão com temperaturas 2°C acima da média para a atual época do ano, com referência no período entre 1981 e 2010, conforme apontam dados do Inmet.

GIF_TEMPERATURA_CO-SE_090524
Temperatura entre esta quinta-feira (09) e o domingo (12). Fonte: Tropical Tidbits

As altas temperaturas somam-se ao tempo seco, comum para a atual época do ano. Em partes de São Paulo Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goias já são mais de 10 dias sem chuvas. Mesmo em localidades onde ocorreram chuvas, os volumes acumulados em 15 dias não ultrpassaram os 10 milímetros.

Nas últimas semanas, o Notícias Agrícolas recebeu relatos de produtores, sobretudo de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, que estão acumulando cada vez mais perdas em suas lavouras de milho segunda safra, por conta das adversidades climáticas.

 

 

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Fábrica da Renault no Paraná paralisa atividades após greve de metalúrgicos
Próxima Gigante do agro divulga resultados