HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO
A Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Salva de Prata ao Cetrasa (Centro de Tradições de Santo Amaro), nesta terça-feira (17/10). A Sessão Solene para entrega da honraria foi presidida pela vereadora Janaína Lima (MDB), autora da iniciativa de homenagear a entidade que há mais de 50 anos ajuda a preservar a história e a tradição do bairro localizado na zona sul da capital paulista.
“O Cetrasa representa a memória de um bairro que já foi município, traz a tradição, o berço do santamarense, do botina amarela. O Cetrasa traz essa memória afetiva do santamarense, então, é um grande privilégio para essa Casa de Leis reconhecer toda história, toda tradição do berço santamarense que é esse legado que é guardado, cuidado com tanto amor, com tanto carinho pelo nosso querido Cetrasa”, afirmou a parlamentar.
O Cetrasa foi formado na década de 1970, mas somente na década de 80 tornou-se pessoa jurídica. A entidade participou ativamente da maioria dos movimentos do distrito, como a emancipação de Santo Amaro, a criação do Museu de Santo Amaro, a instituição do Troféu Botina Amarela, e diversas romarias. Um dos fundadores e atual presidente, José Carlos Bruno, representou a entidade e recebeu a honraria.
“Quando nós criamos o Cetrasa foi com o objetivo de preservar porque Santo Amaro estava modificando. Então, estava perdendo a sua história, as suas raízes. Nós resolvemos fundar o Cetrasa para manter as tradições. Ideias novas por tradições antigas. Estamos tentando, estamos fazendo e graças a Deus está dando resultado”, disse.
Veja a sessão solene na íntegra no vídeo abaixo: