De acordo com o jornal O Globo, essas duas primeiras unidades do Centauro II fazem parte de uma etapa de avaliação técnica.
Testes serão feitos no Centro de Avaliações do Exército, no Rio de Janeiro, no Centro de Instrução de Blindados e no Campo de Instrução Barão de São Borja, ambos no Rio Grande do Sul.
A VBC Cav 8X8 Centauro II BR tocando o solo brasileiro pela primeira vez 🇧🇷@exercitooficial pic.twitter.com/A0pxCKVGpa
— Paulo Roberto Bastos Jr. (@Parabelum) August 18, 2024
Em julho, o bloqueio para o envio do veículo ao Brasil foi justificado pelas autoridades alemãs pela falta de uma guia de transporte que deveria ter sido emitida pelo Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, o BMWK, conforme noticiado.
Mais imagens da primeira VBC Cav 8×8 Centauro II BR do @exercitooficial🇧🇷 que desembarcou no último dia 17/08 no Porto do Rio de Janeiro. Ao todo se planeja incorporar 98 unidades do blindado que serão distribuídos a Regimentos de Cavalaria Mecanizados 📷:EB pic.twitter.com/WTeYYhmMf8
— Glício Fonseca (GLI) 🚁✈️🇧🇷 (@gliciofonseca) August 19, 2024
A aquisição das 98 viaturas, que ainda não foi concluída, é conduzida pelo Comando Logístico da força.
Em meados de julho, o Exército também firmou um contrato com a montadora italiana Iveco, a mesma do Centauro II, para a aquisição de 420 viaturas blindadas Guaicurus. A compra custará cerca de R$ 1,4 bilhão do PAC. As viaturas deverão ser entregues ao longo dos próximos dez anos.
No modelo Centauro II cabem quatro pessoas. O veículo pesa 30 toneladas, suspensão 8×8, atinge velocidade máxima de 105 km/h e tem um nível 5 de blindagem, ou seja, a mais pesada e resistente a explosivos e armas pesadas de uso militar.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil