O brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), anunciou neste domingo (11) que o órgão conseguiu recuperar com sucesso o conteúdo completo das duas caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, na última sexta-feira (9). O acidente resultou na morte de 62 pessoas, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes.
Em uma coletiva de imprensa realizada em Vinhedo, onde ocorreu o trágico acidente, Moreno explicou que “nessa manhã, temos a informação de que conseguimos, 100% de sucesso, obter as informações de voz, informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam a esse trágico evento para a sociedade”. As caixas-pretas, que incluem o gravador de voz do cockpit (Cockpit Voice Recorder) e o gravador de dados de voo (Flight Data Recorder), agora estão sob custódia das autoridades e serão encaminhadas para análise detalhada em Brasília.
Moreno destacou que “a próxima etapa será iniciada com o retorno dos investigadores do Cenipa à sede do órgão, em Brasília”, onde o vasto número de dados extraídos será processado para gerar informações úteis para a investigação. Ele acrescentou que “aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade”.
A expectativa é que um relatório preliminar da investigação seja apresentado em até 30 dias. O trabalho será conduzido pelo Laboratório de Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData) da Força Aérea Brasileira (FAB), que possui capacidade e autonomia para realizar a extração e análise dos dados das caixas-pretas no Brasil, sem necessidade de auxílio internacional.
Além das caixas-pretas, os dois motores da aeronave também serão recolhidos e analisados no Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), em São Paulo. As instalações militares, subordinadas ao Cenipa, conduzirão a investigação para determinar se os motores estavam funcionando no momento do impacto. “Os motores serão segregados para a análise prévia de nosso pessoal engenheiro qualificado e experiente para emissão de laudo, como uma parte da investigação para se ter certeza se, durante o impacto, os motores estavam ou não desenvolvendo potência”, informou Moreno.
As investigações seguem em andamento, e o Cenipa trabalha para esclarecer as causas do acidente e fornecer respostas à sociedade.
Fonte: gazetabrasil