Cena Livre de Teatro estreia novo espetáculo


O Grupo de Teatro Cena Livre, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, apresenta no próximo dia 13, às 19h, no Teatro Universitário, o mais novo espetáculo “Gatos de rua”. A entrada solidária é apenas um litro de leite, que pode ser entregue no dia e hora do evento. A classificação é livre e propõe reflexões instigantes aos participantes.

A docente da UFMT e coordenadora do projeto, Bibiana Bragagnolo, explica que a ação é fruto da esquete “Gatos de Rua”, criada e produzida em 2022 para o IV Festival de Cenas Curtas, apresentado ao público em novembro. “A trama conta a história de vida de diversos animais, trazendo à tona realidades e contextos cômicos e emocionantes que promovem a união contra a desigualdade”, ressaltou.

Ela destaca ainda que durante todo o ano passado, o grupo se dedicou para a construção da dramaturgia e na realização de experimentações para alcançar o resultado final que estreia em breve. “Foi um processo criativo intenso e desafiador, que resultou no maior espetáculo produzido pelo grupo, com um elenco de 13 pessoas e diversas outras envolvidas na produção”, explicou.

O projeto também tem a coordenação da docente da Universidade, Maristela Carneiro, que ressalta que o espetáculo “Gatos de Rua” integra a IV Mostra Cênica. “Após a apresentação dessa Mostra o projeto vai abrir novas vagas, e o  processo seletivo acontece no dia 26 de agosto. Qualquer pessoa acima de 16 anos pode participar. Mais informações serão divulgadas no Instagram do projeto”, explicou.

Universidade em movimento

Este ano o projeto celebra sete anos de atuação promovendo oficinas livres de teatro através de exercícios cênicos direcionados à criação coletiva e ao desenvolvimento artístico dos participantes, fomentando o fazer teatral na UFMT e estimulando a produção cultural local. 

O projeto é também um formador de artistas na cena local, estimulando pessoas a desenvolverem projetos artísticos na baixada cuiabana. Ao longo desses anos, muitos talentos emergiram e cresceram, tornando-se parte ativa da cena cultural da região e se especializando na área, movimentando a cultura, e ajudando a fomentar o mercado local de economia criativa.

Além das oficinas semanais, ministradas aos sábados, o grupo criou e já desenvolveu cinco edições do Festival de Cenas Curtas, três edições da Mostra de Artes Cênicas e duas edições do Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas: Teatro, Dança e Circo. Todos esses projetos são abertos para a população geral, com entrada gratuita e locados nas dependências da universidade, Centro Cultural ou Teatro Universitário. As produções realizadas durante a pandemia da Covid-19 podem ser acessadas no Youtube.

Sinopse de “Gatos de Rua”

Viver em um ambiente que não seja um lar, certamente traz grandes dificuldades à vida. Os três gatos de rua que cantavam para sobreviver, já não tem mais essa opção. No entanto, se olharmos a fundo, qual animal dessa cidade tem verdadeiramente a opção de viver? Somente um. A gata rica. Mas os três gatos já não possuem tanto medo dela. O que falta então para mudarem a cidade? É simples assim: a cidade é feita apenas de gatos de rua?

Fonte: ufmt

Anteriores McLaren 750S, que atinge 332 km/h, está à venda no Brasil por R$ 4,2 milhões
Próxima CORRE! Trabalhador tem até 5 de agosto para sacar valor “esquecido” no PIS-Pasep via aplicativo do FGTS