Cefaleia tensional: quais são as causas do problema que afeta Virginia


whatsapp-image-2022-05-17-at-21-02-12

A influenciadora digital Virginia Fonseca, casada com o cantor sertanejo Zé Felipe, voltou a sofrer com dores de cabeça fortes. Virginia está na reta final da segunda gravidez e o mesmo problema já tinha a levado a uma internação em maio.

Desta vez, a influenciadora recebeu o diagnóstico de cefaleia tensional. A dor é caracterizada pela sensação de que há uma faixa apertando a cabeça e o pescoço, causando grande incômodo. “É um problema bastante recorrente na população e tem causas multifatoriais”, explica a neurologista Márcia Neiva, do Hospital DF Star, da Rede D´Ór.

Causas

A cefaleia tensional pode ser uma reação a momentos de tensão, ansiedade e estresse. Também pode ser provocada por questões relacionadas à saúde dos olhos, como miopia ou astigmatismo que não estejam tendo a devida correção.

Outras causas comuns são distúrbios na articulação temporomandibular (ATM) e dores na região do pescoço provocadas por má postura, dificuldades de sono ou insônia, que irradiam para a cabeça.

“Na maioria das vezes, controlamos apenas os sintomas. Não é um problema que demande atendimento de emergência, a menos que a medicação comum não funcione ou que a dor esteja acompanhado de vômitos”, relata a neurologista Márcia Neiva. “No caso de uma paciente grávida, no entanto, quaisquer medicações precisam ser orientadas pelos médicos que acompanham a gestação”, completa a médica.

A diferença entre a cefaleia tensional e a enxaqueca é que a dor da enxaqueca é intermitente, enquanto a da cefaleia tensional não tem pausas, sendo contínua.

Sintomas

Na cefaleia tensional, o principal sintoma é a dor de cabeça acompanhada da sensação de aperto ao redor da cabeça ou em pontos distintos. Alguns pacientes descrevem que é como se estivessem usando um capacete apertado ao redor da cabeça.

Sensação de pressão ou de dor atrás dos olhos, sensibilidade à luz, sensibilidade no couro cabeludo também podem fazer parte do quadro.

Tratamento

A cefaleia tensional costuma ser tratada com o auxílio de um analgésico ou de um relaxante muscular. Ficar alguns instantes quieto, em repouso e em ambientes sem luz pode ser uma saída para aliviar os sintomas.

Nos casos em que o paciente apresente a cefaleia tensional com frequência, é indicado buscar um neurologista que recomendará um tratamento profilático.

Para pacientes que apresentam a cefaleia tensional como consequência de episódios de ansiedade e estresse, é recomendada a adoção de novos hábitos, como a realização de exercícios físicos e de meditação.

Anteriores Grêmio bate CSA e fica mais perto do retorno à Série A em 2023
Próxima Scooby-Doo: prévias de novo filme confirmam que Velma é lésbica. Veja