Nós temos uma coisa muito séria pela frente. A gente vai permitir que a xenofobia e o extremismo ameacem a democracia? O extremismo de direita permite que um empresário estrangeiro, que nunca produziu um pé de capim no Brasil, ouse falar mal da Corte brasileira, dos seus…
— Lula (@LulaOficial) April 10, 2024
Episódio aprofunda o debate sobre a transparência das redes
“E esses episódios externos potencializam a necessidade de a gente olhar para esse tema especificamente. Então eu acho que esse [episódio] é uma nova fase que demonstra ou que coloca em jogo essa necessidade, e, novamente, a agenda sobre regulação das plataformas ganha força […]. Acho que é um jogo de forças que reativa o debate sobre a necessidade da regulação das plataformas de mídia social.”
“A liberdade de expressão nunca pode se sobressair aos direitos de outros também se sentirem confortáveis para expressar suas opiniões dentro desses ambientes. Então o valor da liberdade de expressão é sempre condicionado ao respeito dos demais direitos fundamentais”, complementa.
Brasil caminha na direção certa rumo à soberania digital
Embate também reflete o uso político das redes sociais
“Na verdade, o movimento que o Elon Musk tem feito é de dar visibilidade pública nas grandes plataformas de mídias sociais a esses atores que foram anteriormente deplataformizados”, avalia o especialista.
X, ‘uma importante arena de debate público on-line’
“No entanto, há danos a se pensar no [eventual] boqueio da plataforma X, pois embora seja uma empresa privada, a plataforma configura-se como uma importante arena de debate público on-line”, afirma.
Fonte: sputniknewsbrasil