Os cartéis mexicanos de Sinaloa e Jalisco – Nova Geração expandiram com sucesso suas operações de tráfico para todos os 50 estados dos EUA, afirmou a Agência Antidrogas (DEA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, citada pelo portal Milenio.
Os estados em que esses cartéis têm maior presença, segundo a agência norte-americana, são Califórnia, Arizona, Texas, Flórida e Illinois.
“O alcance mortal dos cartéis mexicanos de Sinaloa e Jalisco nas comunidades dos EUA se estende por meio de atacadistas e traficantes de rua que levam as drogas dos cartéis ao mercado, às vezes, criando suas próprias misturas de drogas mortais e explorando as redes sociais e aplicativos de mensagens para anunciar e vender”, diz o relatório.
De acordo com a DEA, embora o fentanil não seja o narcótico mais traficado, é o que mais preocupa o governo dos EUA, devido ao número de mortes que causou, com um mínimo de mais de 74 mil em 2022 e quase 60 mil em 2023.
A lista de substâncias inclui fentanil, metanfetamina, cocaína, heroína e maconha. Além disso, explica a DEA, os cartéis têm se envolvido em outros crimes, como tráfico de armas, lavagem de dinheiro, contrabando de migrantes, tráfico sexual, extorsão e suborno, atingindo outros mercados, como Europa, África, Ásia e Oceania.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil