Carros elétricos: posso tomar choque ao carregar o veículo na chuva?


Como toda nova tecnologia, veículos elétricos são promissores ao apresentarem soluções de mobilidade sustentável, bem como não gerarem gastos com combustível e reduzirem a necessidade de manutenção. Ao mesmo tempo, a falta de infraestrutura quanto à quantidade de carregadores ao redor do país é uma polêmica, entre tantas outras dúvidas que surgem quando pouco se sabe sobre essa inovação. Um grande questionamento é referente à segurança dos carregadores: é possível tomar choque carregando o carro em um dia de chuva, por exemplo? Autoesporte esclarece esse mito.

Já de cara, não é possível tomar choque elétrico ao carregar um EV, mesmo em condição de chuva. Isso se deve ao mecanismo de comunicação criado entre o carregador e o bocal de carregamento, que garantem segurança para o usuário.

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Apesar de existirem diferentes tipos de carregadores, todos possuem pinos responsáveis por uma função diferente que envolve a recarga das baterias. De maneira geral, esses pinos representam as fases de carga (por onde passa a corrente elétrica), neutro, terra, aproximação e conector de comunicação (pino piloto). Este último, aliás, que identifica as condições do carro e do carregador antes de liberar a corrente elétrica.

André Maranhão, Consultor Especialista em Mobilidade Elétrica, explica o funcionamento dessa tecnologia: “Quando se faz a conexão do carregador com a porta de carregamento, os pinos de “fase” não estão energizados. É o conector de comunicação que confirma se o carregador está de fato conectado, para então liberar a carga”.

Trazendo essa situação para um dia de chuva, caso seja identificado pelo pino piloto que o equipamento está com os conectores molhados, a corrente elétrica não será liberada e o sistema informará ao usuário que há algo impedindo o funcionamento do carregador.

Por isso, não há risco de contato com corrente elétrica, como simplifica Emílio Paganoni, Gerente Sênior de Treinamentos da BMW Group Brasil: “Não é o ato de colocar na tomada que libera a carga, como funciona nas tomadas das nossas casas. É o pino piloto que vai avaliar se a conectividade do carro está liberada”.

O mesmo vale para casos em que o conector do carregador tomou chuva e está molhado no momento em que a recarga será realizada, como destaca Paganoni: “Vamos supor que a pessoa não colocou a tomada no suporte do carregador, que acabou tomando chuva. Se você colocar a tomada no carro, o pino piloto vai identificar a umidade e bloquear a corrente elétrica”.

O engenheiro da BMW ainda ressalta que os wallboxes, instalados na residências, são equipamentos inteligentes e com acabamento que inclui proteção mecânica, peças plásticas, além de serem selados. Além disso, os carregadores instalados em postos na estrada e estabelecimentos comerciais, por exemplo, são próprios para resistir à ação do tempo e possuem placas de proteção.

Nesse cenário, o risco de choque só aconteceria caso houvesse o contato do usuário com o material vivo, situação que também é dificultada pelo fato de que todos os fios são revestidos.

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Fonte: direitonews

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