Carros da Ford poderão “fugir” do dono inadimplente e voltar sozinhos para a loja


Depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que inadimplentes podem perder CNH e passaporte, a Ford trabalha em uma tecnologia para que os carros impeçam donos que não pagaram as prestações do financiamento possam dirigir. Esse mecanismo inclui até mesmo uma “fuga” do veículo da casa do proprietário.

O sistema, patenteado pela fabricante no dia 23 de fevereiro, pode ser instalado em qualquer carro que ofereça internet e conexão de dados. Seu objetivo é desativar funcionalidades ou componentes como o motor, travas das portas e ar-condicionado.

Desse modo, bastaria que o proprietário perdesse a habilitação ou não fizesse o pagamento pelo veículo, por exemplo, para que a montadora (ou o banco credor) pudesse controlar o sistema remotamente, fazendo com que carro desabilitasse algumas funções.

Assim, o motorista não conseguiria usar tecnologias que seriam desativadas gradualmente, como o controle de velocidade e o ar-condicionado. Na sequência, o motorista não poderia dar a partida no motor e, por fim, não conseguiria nem mesmo destravá-lo.

Nesse caso, um dos pré-requisitos – já presente nos veículos atuais – é que o carro tenha conexão com a internet e possa atualizar o sistema remotamente, ou Over-the-Air (OTA).

A Ford já pensou também em como essa tecnologia funcionaria em carros com sistemas de direção autônoma. Nesse caso, a “reintegração de posse” poderia fazer com que o veículo saísse da casa do dono inadimplente e fosse para algum lugar onde pudesse ser rebocado de forma mais segura. De acordo com a patente, é possível até que o carro vá até o pátio do banco credor ou a uma concessionária.

A fabricante pensou até no caso de o banco credor não querer mais o carro, seja pelo baixo valor de mercado ou possíveis avarias. O software pode ser programado para levar o automóvel a um ferro-velho ou pátio de leilão sem a necessidade de a instituição credora fazer parte desse processo.

Seja como for, a empresa terá um “modo emergência” no qual o sistema poderá ser desativado, como em caso de o motorista passar mal e precisar usar o veículo para ir ao hospital ou se alguém ficar preso no interior. A Ford afirma que os sensores e a câmera de bordo poderão identificar possíveis emergências.

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Fonte: direitonews

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