Carros com desconto do governo estão até R$ 30 mil mais caros após um ano


Em junho de 2023, o governo brasileiro lançou um projeto de incentivo à indústria que reduziu os preços dos carros novos que custavam até R$ 120 mil. O texto da Medida Provisória 1.175 destinou às fabricantes um crédito total de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 650 milhões para automóveis, R$ 550 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus. E agora, um ano depois, alguns desses carros estão até R$ 30 mil mais caros.

Os créditos para automóveis foram consumidos em um mês e o programa logo foi encerrado. Além do incentivo, as fabricantes abriram mão de parte dos lucros, diminuindo ainda mais o valor dos veículos de entrada.

Autoesporte compara os preços dos carros mais baratos do Brasil praticados em junho de 2023 com os atuais. Será que todos estão muito mais caros hoje em dia? Acompanhe.

Durante o incentivo, Mobi e Kwid tinham exatamente o mesmo preço. Colocamos o Fiat à frente na lista por ser mais barato que o rival francês em 2024. Um ano depois e sem os créditos do governo, o Mobi já está R$ 14 mil mais caro.

Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos são os principais itens de conforto. O motor é o veterano e confiável 1.0 Fire de 75 cv associado ao câmbio manual de cinco marchas.

Já o Kwid, que continua sendo o segundo carro mais barato do Brasil, mesmo tendo preço superior ao Mobi, está R$ 14.650 mais caro em comparação com o início do incentivo.

O Kwid Zen sai de fábrica com airbags laterais, luzes diurnas de LED, rádio com conexão Bluetooth, direção elétrica e start-stop. O motor é 1.0 de três cilindros de 71 cv conectado ao câmbio manual de cinco marchas.

O Citroën C3 não foi tão generoso em seu desconto em 2023. Por outro lado, não está tão mais caro neste ano, com aumento de exatos R$ 10 mil no período.

A versão é simples e não oferece itens como conta-giros, chave canivete ou pintura na parte interna do cofre do motor. O motor é Fiat, mas diferente do Mobi, aqui se faz presente o moderno 1.0 Firefly de três cilindros e 75 cv.

O aumento do preço do Peugeot 208 chega a ser assustador. O hatch francês produzido na Argentina teve um generoso desconto em 2023, mas agora custa R$ 29 mil a mais.

Entre os destaques, o modelo tem quatro airbags, assistente de partida em rampas, ar-condicionado e direção elétrica. O motor é o mesmo de C3, Argo e Cronos: 1.0 Firefly de 75 cv com câmbio manual de cinco marchas.

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Outro carro da Stellantis contemplado pelo desconto foi o Fiat Mobi em sua versão mais barata. Porém, o modelo já está R$ 15 mil mais caro em comparação com o ano passado.

Na versão de entrada, que sequer tem sobrenome, o motor do Argo é o mesmo 1.0 Firfely compartilhado com 208, C3 e Cronos, assim como o câmbio manual de cinco marchas.

Outro carro que foi oferecido com desconto generoso durante o incentivo é o Hyundai HB20. Porém, o aumento de preço desde o fim do programa é de R$ 14,4 mil.

Seu motor é o 1.0 de 80 cv conectado ao câmbio manual de cinco marchas. O grande destaque na lista de equipamentos são os seis airbags de série, além da boa construção e acabamento superior aos concorrentes da lista.

O Fiat Cronos Drive é outro carro com grande acréscimo de preço desde o fim do programa de incentivo. O sedã compacto está R$ 22 mil mais caro em comparação com junho de 2023.

O conjunto mecânico é o mesmo do Argo. Entre os equipamentos há ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura. O destaque fica por conta do generoso porta-malas de 525 litros.

Sem o Gol, o Polo Track assumiu o posto de carro popular da Volkswagen. O hatch também foi oferecido com desconto, mas está R$ 13 mil mais caro em comparação com 2023.

Seu motor 1.0 aspirado de três cilindros rende até 84 cv e 10,3 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. O pacote de equipamentos inclui quatro airbags, assistente de partida em rampa e controle eletrônico de estabilidade.

Desde o início deste ano, o Renault Stepway é oferecido apenas com motor 1.0. Isso se deve à chegada do Kardian, que matou as versões 1.6. No ano passado, o hatch aventureiro também foi oferecido com desconto, mas já está R$ 8.480 mais caro.

O motor é um 1.0 de 82 cv. A lista de itens de série inclui ar-condicionado, luzes diurnas de LED e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, além de sensor de estacionamento traseiro.

Por fim, o Chevrolet Onix foi um dos carros mais vendidos durante o incentivo à indústria. Em 2024, o hatch está R$ 7.760 mais caro, fazendo com que este seja o carro com o menor reajuste entre todos da lista.

O motor é um 1.0 de 82 cv com câmbio manual de seis marchas, entregando ótimos números de consumo de combustível. A versão ainda inclui seis airbags.

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Fonte: direitonews

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