Carros 2024: 7 caminhonetes que serão lançadas no Brasil no ano que vem


O ano que está acabando foi um prato cheio para quem gosta de picapes. Tivemos, por exemplo, a chegada das grandalhonas Ford F-150 e Chevrolet Silverado, a nova geração da Ranger e de Chevrolet Montana, e a estreia de Ram Rampage.

Mas os lançamentos de caminhonetes não param por aí. Em 2024, serão pelo menos sete novos modelos no mercado brasileiro. Entre eles, produtos inéditos, novas gerações e reestilizações. Veja abaixo:

A Chevrolet S10 é uma das picapes de maiores sucessos no Brasil, mas que anda em baixa nas vendas. Por isso, chegará com novo visual no ano que vem. A caminhonete terá frente e traseira reestilizadas com inspiração na americana Colorado, que usa a mesma carroceria.

O interior será todo novo com painel digital e central multimídia maior do que a atual. O motor será mantido. O 2.0 turbodiesel rende 200 cv de potência e 51 kgfm de torque. Tem tração 4×2 e 4×4, além de câmbio manual ou automático de seis marchas nas duas opções.

Quem também terá um novo visual é a Ford F-150. Mesmo tendo acabado de chegar, a caminhonete grande já mudou nos EUA. Como é importada, a tendência é que comece a vir reestilizada assim que os lotes atuais acabarem.

Mudam detalhes como faróis, grade, para-choques e grafismos das lanternas traseiras. A tampa da caçamba agora tem abertura lateral, como as picapes da Ram. Uma possibilidade é que a versão elétrica Lightning também venha. A caminhonete tem versões com até 515 km de alcance, que são provavelmente as que serão importadas.

Nos Estados Unidos, a Ram 1500 deixou de usar um motor V8 para ganhar um V6 biturbo 3.0 Hurricane. O motor é da mesma família do 2.0 de quatro cilindros utilizado pela Rampage. A mudança no propulsor da picape grande será acompanhada de um facelift leve, com novos detalhes no visual e internos.

Com nova geração já sendo vendida em alguns países, a Volkswagen Amarok terá um desenho novo para se manter por mais alguns anos na ativa sem trocar de plataforma. Algumas unidades já foram flagradas em testes no Brasil e mostram semelhança com design da nova Saveiro.

As mudanças devem se resumir a nova grade, para-choques e faróis. Uma das novidades esperada é a troca do interior com acabamento simples da atual por um acabamento mais caprichado. Já o motor V6 turbodiesel será o mesmo.

A estreia da Fiat no segmento de picapes médias vai acontecer com uma caminhonete que nasceu Peugeot, mas que terá logotipos trocados aqui no Brasil de olho na concorrência com Toyota Hilux e Ford Ranger, entre outras da categoria.

O grupo Stellantis deve optar pelo motor 2.2 turbodiesel com potência na casa dos 200 cv. O câmbio será automático de seis marchas e a tração 4×4. Opções com caixa manual devem ser oferecidas.

A Great Wall Motors está em fase de instalação da sua fábrica de Iracemápolis (SP), onde a Mercedes costumava fazer seus carros. De lá vai sair a Poer, a primeira picape híbrida flex nacional do mercado brasileiro. A inauguração da unidade está marcada para o dia 1º de maio de 2024.

O motor é o 1.5 turboflex associado a um elétrico. Hoje, só a gasolina, ele produz 243 cv e 54,1 kgfm de torque. Há ainda a opção com dois motores elétricos. Com esse conjunto, desenvolve 393 cv de potência e 76 kgfm de torque com gasolina. Na versão flex os números são maiores.

Já confirmada para o Brasil, a sexta geração da L200 deve desembarcar importada no ano que vem, antes de virar nacional, provavelmente em 2025. A caminhonete hoje é produzida em Catalão (GO).

A mudança de estilo foi radical. O desenho é bem quadradão, com uma grade frontal protuberante e os faróis divididos em dois blocos. Autoesporte apurou que a L200 chegará ao Brasil com motor 2.4 turbodiesel, mas com 214 cv e 48 kgfm de torque. O câmbio será automático de seis marchas. Como comparação, o modelo atual desenvolve 190 cv e 43 kgfm.

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Fonte: direitonews

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