Carros 2024: 6 hatches que serão lançados no Brasil este ano


O mercado de automóveis no Brasil tem passado por um processo de transformação com a preferência dos consumidores por SUVs. Hoje, por exemplo, não há mais hatches médios além dos premium Mercedes-Benz Classe A, BMW Série 1 e Audi A3.

Mas ainda há alguns nichos onde os carros dessa categoria são bem-vindos, como entre os elétricos, os compactos e os esportivos. Sendo assim, 2024 ainda reserva alguns lançamentos. Pelo menos seis deles vão chegar ao nosso mercado ao longo do ano. Confira abaixo!

Um dos lançamentos mais aguardados é o BYD Dolphin Mini, que lá fora é conhecido como Seagull. Isso porque o hatch deve ser o elétrico mais barato do país, na faixa dos R$ 100 mil, sem considerar a volta do imposto de importação.

O Dolphin Mini é um subcompacto de 3,78 metros de comprimento e 1,71 m de largura. Porém, seus eixos estão nas extremidades da carroceria, com balanço dianteiro e traseiro bastante curto. Essa configuração favorece o entre-eixos, o que abriu 2,5 m para o espaço interno.

O chinês tem tração dianteira, motor elétrico de 55 kWh (74 cv) e baterias de 30 kWh ou 38,8 kWh. No Brasil, ainda não sabemos se a BYD pretende trazer mais de uma versão.

O compacto elétrico já é vendido no Brasil, mas a sua versão esportiva, feita pela subsidiária Abarth, chega com motor elétrico dianteiro de 154 cv (contra os 118 cv do normal) e 24 kgfm de torque. Segundo dados de fábrica, o carrinho acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Um detalhe bacana do compacto é que ele tem um simulador de som, que faz barulho de como se fosse a combustão. Os fãs puristas vão adorar.

Vendo o sucesso do BYD Dolphin, a Jac deve investir no Yiwei 3. Ttem motor elétrico de 95 cv e 300 km de autonomia em sua versão de entrada. O pequeno carro deve ser posicionado acima do E-JS1.

Conforme apurado por Autoesporte, o novo Jac elétrico chega às lojas no primeiro semestre. O carro já foi até flagrado dentro de uma concessionária de São Paulo. São 4 metros de comprimento, 1,56 m de altura, 1,77 m de largura e entre-eixos de 2,62 m.

O Mini Cooper deve ser mais um a apostar na onda de carros elétricos no Brasil. A nova geração já foi lançada na Europa com um visual mais limpo do que nas anteriores, sem tantos cromados, molduras plásticas e adereços exagerados.

Por lá são duas opções de motores disponíveis: o Mini E, com uma bateria de 40,7 kWh e autonomia de 305 km, e o Mini SE, com uma bateria de 54,2 kWh e autonomia de 400 km. Ambos modelos tem uma potência considerável: 184 cv para o Mini E e 218 cv para o Mini SE.

Depois de ser equipado com motor turbo em 2023, o Peugeot 208 passará por outra mudança em 2024. Autoesporte apurou que o hatch será reestilizado seguindo o design europeu.

A grade dianteira tem novo desenho com o logotipo remodelado da marca. Além disso, as luzes diurnas passam a ser tres riscos de LED no para-choque. Na traseira, saem as lanternas com luzes verticais e entram as três lâmpadas horizontais.

No Brasil também devem ter mudanças nas ofertas das versões, que serão reorganizadas. Com isso, o motor 1.6 aspirado de 118 cv e 16,1 kgfm com câmbio automático de seis marchas sai de cena. Assim, ficam apenas o 1.0 aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm com câmbio manual e o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm com o CVT de sete marchas simuladas.

Outro hatch a ser reestilizado é o Honda City. O facelift já foi apresentado na Índia e registrado no Brasil em julho do ano passado. São mudanças sutis no desenho da grade e dos para-choques. Na Índia, o carro ganhou uma versão híbrida, que pode ser esperada no Brasil. Além disso, houve ganho de equipamentos, como teto solar e carregador de celular por indução.

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Fonte: direitonews

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