Carros 2024: 13 elétricos que serão lançados no Brasil neste ano


As vendas de carros elétricos chegaram a ter um crescimento de mais de 300% em alguns meses de 2023 no Brasil. Até novembro, por exemplo, foram mais de 13 mil unidades comercializadas no país. Em 2024, o número de emplacamentos pode ser ainda maior no segmento se depender da chegada de pelo menos 13 modelos novos por aqui.

A lista de lançamentos da categoria inclui SUVs (e até de sete lugares), sedãs, picapes, subcompactos e até o carro que deve ser o elétrico mais barato do Brasil. Ao todo, são modelos de 10 fabricantes diferentes.

Até o momento, sabemos que a Audi vai lançar apenas um carro elétrico no Brasil em 2024. Trata-se do Q6 e-tron, que chega ao país no segundo semestre deste ano. Autoesporte, aliás, foi até as Ilhas Faroe, na Dinamarca, para conhecer o protótipo. Ainda assim, poucas informações sobre o SUV foram reveladas.

Segundo os engenheiros da marca, o Q6 e-tron terá dois motores elétricos, um em cada eixo, para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos. Além disso, o modelo deve superar 600 km de autonomia em ciclo WLTP.

O BMW i5 foi apresentado em maio no exterior e se juntará ao i4 e o recém-lançado i7 na linha de sedãs elétricos da marca alemã por aqui. O carro está confirmado para 2024, mas ainda não sabemos em quais versões e em qual mês.

Baseado na nova e oitava geração do BMW Série 5, o sedã tem 5,06 metros, 1,90 m de largura, 1,51 de altura e 2,99 m de distância entre-eixos. Em relação a motorização, são duas opções. A eDrive40, que tem motor elétrico que traciona as rodas traseiras, fornece 340 cv e torque de até 43,9 kgfm. A autonomia pode chegar a 582 km.

Já a topo de linha M60 xDrive traz dois motores, um em cada eixo, para oferecer tração integral e gerar até 598 cv de potência e torque de 83,7 kgfm. O alcance é um pouco menor: roda até 516 km. Os preços devem passar dos R$ 600 mil.

O BMW iX2 será o SUV cupê elétrico de entrada da marca. São três opções de motorizações, sendo uma delas equipada com dois motores elétricos que, juntos, rendem 317 cv de potência e 50,4 kgfm de torque. O modelo foi lançado no Salão de Automóvel do Japão, mas a opção elétrica chega só em março de 2024. Portanto, não sabemos exatamente a data que o carro vai desembarcar no Brasil.

Chamado de BYD Seagull em outros mercados, o subcompacto chinês chega por aqui em 2024 como Dolphin Mini. O carro deve ser lançado como o elétrico mais barato do Brasil. A estimativa de preço fica entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, mas sem considerar a volta do imposto de importação.

São 3,78 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura. Já a distância entre-eixos é de 2,50 metros (20 cm a menos que o Dolphin). O modelo é equipado com um único motor elétrico que entrega 74 cv. As baterias podem ser de 30 kWh ou 38,8 kWh.

No Brasil, ainda não sabemos se a BYD pretende trazer mais de uma versão. Se for só uma, certamente será a mais equipada da gama. Neste caso, a autonomia declarada é de 405 km, considerando o ciclo da China.

O Chevrolet Blazer retorna ao Brasil em 2024, mas não da forma como era vendido no início da década passada. Agora, em vez de um SUV mais rústico, o modelo é elétrico. Considerando o posicionamento como um modelo premium, as opções mais cotadas são exatamente as mais caras – RS e SS.

Por enquanto, sabemos que a opção SS será a mais potente da linha, com motor elétrico de 557 cv e aceleração de 0 a 96 km/h abaixo dos quatro segundos. A tração é integral e a autonomia é de 466 km, segundo a norma americana, mais rígida do que a europeia. A opção RS não teve números de desempenho divulgados, mas o alcance é um pouco melhor – 515 km.

O Chevrolet Equinox (que não tem nada a ver com o reestilizado SUV que nós conhecemos aqui no Brasil), na verdade, ainda nem começou a ser produzido. O SUV elétrico deve começar a sair da linha de produção, no México, a partir de abril. O modelo teve diversos atrasos e isso pode até prejudicar a data de chegada no Brasil. Ainda assim, espera-se que o carro seja lançado por aqui em 2024.

A única informação divulgada até agora é que o SUV utilizará a plataforma Ultium, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos e que já serve de base para outros modelos da marca, casos da Silverado EV e do Hummer EV.

Depois de Pulse e Fastback, a Fiat agora vai lançar o 500 Abarth elétrico no Brasil. O pequeno carro é equipado com motor elétrico dianteiro de 154 cv e 24 kgfm de torque. Assim, segundo dados de fábrica, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos.

A Ford F-150 é o veículo mais vendido dos Estados Unidos há quase 50 anos. A novidade é a versão elétrica da picape, que deve chegar ao Brasil ainda em 2024. Autoesporte, aliás, já foi até Detroit (EUA) para conhecer o modelo. Na ocasião, avaliamos a versão de entrada, Pro, que custa US$ 50 mil, tem mais de 450 cv e pode rodar até 370 km com uma carga da grande bateria de 98 kWh (clique aqui e confira o nosso teste).

Depois de lançar o Ioniq no Brasil, a Hyundai agora vai trazer o Ioniq 5 para cá em 2024. Apesar de parecer um hatch, o modelo na verdade é considerado como um SUV compacto. Isso porque tem 4,63 metros de comprimento e 3 m de entre-eixos.

Em outros mercados, há quatro opções de motores, baterias e trações, que podem ser traseira ou integral. A configuração de entrada entrega 170 cv e 35,7 kgfm de torque, enquanto a versão topo de linha tem 306 cv de potência e 72,6 kgfm. A autonomia máxima é de 384 km pelo ciclo WLTP.

O Kia EV9 vem ao Brasil em 2024 como SUV elétrico de 7 lugares e rival do BYD Tan. O gigante que tem 5,01 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos.

O Kia EV9 chega ao mercado com três opções de motorizações, todas elétricas. A primeira, mais básica e com tração traseira, desenvolve 203 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. As configurações topo de linha, por outro lado, entregam 247 cv de potência e têm tração integral. Na intermediária (Baseline), o torque é de 25,5 kgfm, enquanto na mais cara (GT-Line), o número é de 35,7 kgfm. A Kia não informou qual delas será escolhida para o Brasil.

O Porsche Macan elétrico está praticamente pronto para começar a ser produzido na fábrica de Leipzig, na Alemanha. E Autoesporte já foi até a Europa fazer um workshop e conferir todos os detalhes da nova geração do modelo que está confirmado para chegar ao Brasil em 2024.

O novo Macan é feito com a plataforma PPE (Premium Platform Electric) da Porsche , que foi desenvolvida em parceria com a Audi. De acordo com a Porsche, essa plataforma permite uma ampla gama de modelos com tração traseira e integral e diferentes tipos de motores. Inicialmente, a a fabricante apresentou o SUV elétrico com nada menos do que 611 cv e incríveis 101,9 kgfm.

O Volvo EX30 é mais um carro elétrico que chega ao Brasil em 2024. O modelo até já teve a pré-venda iniciada e garantiu 1.000 unidades comercializadas em cinco dias. Os preços variam entre R$ 219.950 e R$ 279.950. Autoesporte também já testou o SUV.

São 4,23 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,59 m de altura e 1,83 m de largura. O motor elétrico fica posicionado no eixo traseiro nas quatro versões. Em todas, são 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. A versão de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto as intermediárias e topo de linha fazem a mesma prova em 5,3 segundos.

O Volvo EX90 corresponde ao novo XC90. O SUV elétrico chega ao país com muita tecnologia embarcada (até inteligência artificial) e som de cinema, sem deixar de lado o desempenho e a segurança.

Dois motores elétricos fornecem, no total, nada menos que 517 cv de potência e 92,8 kgfm de torque. A tração é integral. Já a autonomia, segundo a Volvo, é de 600 km (WLTP) graças às grandes baterias de 111 kWh instaladas no assoalho do SUV.

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Fonte: direitonews

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