Apesar de a indústria estar reduzindo a produção de veículos e repensando as metas de vendas para 2023, os primeiros meses do ano tiveram grandes lançamentos. A Chevrolet apresentou a nova geração da Montana, a Nissan trouxe o Sentra de volta ao Brasil e a Ford finalmente lançou a F-150.
E os próximos meses prometem mais novidades. A Citroën vai lançar um novo SUV compacto de sete lugares, a Chevrolet trará de volta a picape grande Silverado e a Honda vai reforçar a linha de SUVs com os novos ZR-V e CR-V.
Ao todo, serão pelo menos 50 lançamentos até o final do ano. Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles:
Lembra do e-tron, o primeiro carro elétrico da Audi lançado no Brasil? Pois ele foi atualizado. No visual, no conjunto e baterias e até no nome.
Agora, o SUV se chama Q8 e-tron. O lançamento no Brasil será ao longo de 2023. Além de trazer visual repaginado, principalmente na dianteira, o SUV chega com baterias de 114 kWh para oferecer até 600 km de autonomia. Na versão de topo S, são três motores elétricos que desenvolvem 503 cv de potência e 99,3 kgfm de torque.
Os próximos meses serão movimentados na BMW. A marca alemã prometeu ao menos seis novidades para o mercado brasileiro. Entre os modelos já confirmados estão os esportivos M2 e XM e os elétricos iX1 e i7. Além deles, chegam a reestilização do X7 e a nova geração do Série 7.
É normal que alguns carros façam referências a animais em seus nomes, como Corcel, Mustang, Viper e Raptor. Mas sem dúvidas, o BYD Dolphin (golfinho, em inglês) tem o nome mais inusitado de todos. O modelo chega ao Brasil em maio e deve custar algo perto de R$ 180 mil.
A missão é preparar terreno para a chegada do Seagull, que deve ser o carro elétrico mais barato do Brasil e desembarca por aqui em 2024. Por aqui, o Dolphin terá motor de 95 cv e 18,3 kgfm com um pacote de baterias de 30,7 kWh.
Além do Dolphin, a BYD também terá o Seal, que chega no segundo semestre com etiqueta de preço na casa dos R$ 400 mil e a ambição de ser o carro elétrico de maior autonomia do país. Na China, há três opções de motores, com potências que equivalem a 204 cv, 313 cv ou 530 cv, além de duas de bateria que podem oferecer autonomias de 550 km a 700 km, de acordo com a fabricante.
A Caoa Chery prepara o lançamento de um SUV futurista para brigar com o Honda HR-V. Estamos falando do Omoda 5, que já foi flagrado rodando em testes pelas ruas de São Paulo. O lançamento deve ocorrer no segundo semestre.
O Omoda 5 é equipado com motor 1.6 turbo de 197 cv e 29,6 kgfm, o mesmo usado no Tiggo 8 a combustão. No Brasil, porém, é provável que ele ofereça um conjunto híbrido, já que todos os carros da marca agora têm opções com essa propulsão. Dessa forma, ele pode ser equipado com motor 1.5 turboflex de 160 cv e 25,5 kgfm associado a uma bateria de 48V.
Até o fim de 2023, a Chevrolet terá três lançamentos relevantes no Brasil. Dois deles serão elétricos: a versão SUV do Bolt apareceu no Lollapalooza e chega nos próximos meses. No fim do ano é a vez de o Blazer retornar ao Brasil, desta vez em versão movida a eletricidade.
Entre esses lançamentos, a Chevrolet trará de volta ao país a Silverado. A picape grande chega no início do segundo semestre com motor V8 do Camaro, conforme Autoesporte antecipou ainda em 2021.
Depois de lançar o C3, a Citroën concentra seus esforços na chegada do SUV derivado do compacto. A plataforma CMP e boa parte dos componentes internos serão compartilhados entre os dois modelos. Mas só o SUV terá a opção de motor 1.0 turbo que já equipa os Fiat Pulse e Fastback.
Além disso, a marca francesa deve corrigir alguns erros cometidos no C3: quadro de instrumentos com conta-giros e chave canivete devem ser adotados.
O primeiro SUV da história da Ferrari já é um sucesso de vendas. Tanto que a marca italiana pensa em limitar as encomendas por conta da grande demanda. E, por mais que ainda nem esteja em solo nacional ou tenha os preços definidos, a Purosangue já tem uma fila de compradores no Brasil.
A Purosangue tem o lendário motor V12 6.5 da marca italiana. São 725 cv a 7.750 rpm e 73,1 kgfm a 6.250 rpm. O câmbio é de dupla embreagem e oito marchas. Com esse conjunto, chega aos 310 km/h de velocidade máxima, acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e até os 200 km/h em 10,6 segundos.
Fabricante da picape mais vendida do Brasil, a Fiat não vai assistir inerte ao avanço da Chevrolet Montana. A marca italiana prepara uma discreta reestilização para a Strada. Junto com o visual atualizado chega uma versão topo de linha que será equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático do tipo CVT.
Além da Strada turbo, a Fiat ainda vai lançar a picape média Landtrek e dois modelos da grife esportiva Abarth: Fastback e 500e.
A Ford prometeu dez lançamentos no Brasil até o final de 2023. Até agora, já chegaram Transit automática e F-150. Dessa forma, restam outros oito modelos, sendo que já sabemos quais são cinco deles.
O principal deles é a Ranger, que desembarca em nova geração muito provavelmente no final do ano. Outra picape que será lançada é a versão híbrida da Maverick, cujo lançamento está marcado para maio.
A Honda também vai renovar a linha ao longo de 2023. Depois de lançar o Civic híbrido, a marca japonesa prepara a chegada dos SUVs ZR-V, uma espécie de utilitário esportivo do Civic e CR-V, que retorna em versão híbrida no segundo semestre.
Além deles, está programada a estreia do Civic mais extremo, Type R. O hatch esportivo tem motor 2.0 turbo de 320 cv e câmbio manual.
Depois de alguns focando na Chery, a Caoa decidiu voltar a olhar para os importados da Hyundai. Só que os lançamentos confirmados são de modelos que já mudaram em outros mercados.
Nos próximos meses, chegam versões híbrida e elétrica do SUV compacto Kona — ambas já com os preços revelados. O primeiro terá o mesmo conjunto mecânico do Kia Niro, que combina um motor 1.6 a um elétrico e entrega 141 cv de potência combinada. A opção elétrica é um pouco menos potente. São 136 cv e 234 km de autonomia.
O segundo modelo híbrido da Jeep estava previsto para ser lançado no ano passado, mas acabou atrasando e só vai chegar em 2023.
O Grand Cherokee 4xe combina um motor 2.0 turbo a gasolina com outros dois elétricos. Assim, entrega 375 cv e 65 kgfm – números condizentes com os de um SUV de 4,95 m de comprimento e quase três metros de entre-eixos. A tração, obviamente, é integral.
A Kia trará os novos Sorento e Cerato em 2023. Cabe pontuar que a nova geração do sedã sequer foi apresentada no exterior, portanto, ainda não há informações sobre o design e novas tecnologias.
A nova geração do Kia Sorento também está confirmada para o Brasil. A montadora escolheu a motorização híbrida convencional, composta pelo 1.6 turbo de 180 cv combinado a um motor elétrico de 60 cv. Combinados, entregam 230 cv e 35,7 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas.
Cronograma recheado de lançamentos também para a Mercedes-Benz. Entre reestilizações, novas gerações e modelos inéditos, serão pelo menos cinco novidades.
Destaque para a chegada da versão SUV do elétrico EQE. Dois dos modelos mais em conta da marca, Classe A e CLA também passarão por mudanças após o facelift lançado na Europa.
A Nissan solucionou os problemas de abastecimento e fez uma espécie de relançamento do Versa no Brasil, ainda que sem novidades. Mas o sedã reestilizado que deu as caras no México no final do ano passado vai pintar por aqui ainda em 2023.
O três-volumes agora está mais invocado graças às mudanças na dianteira. O carro abandona o “V” cromado na grade e adota uma espécie de “boca” na cor preta com elementos prateados que simulam o design batizado de V-Motion. O motor deve seguir o mesmo 1.6 aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm.
Era esperado que a Peugeot lançasse o 208 com motor 1.0 turbo, mas a marca francesa acabou adotando o conhecido 1.6 aspirado (que não empolga, é bem verdade).
Agora, a situação será resolvida com o motor 1.0 turbo já usado no Pulse, entregando 130 cv e torque de 20,4 kgfm. O câmbio CVT oferecido no SUV também vai estar no hatchback francês produzido na Argentina.
Dessa forma, a Stellantis vai distanciar os produtos de suas marcas para evitar uma possível canibalização, deixando Citroën C3 e Fiat Argo em categorias mais baixas e oferecendo mais tecnologia e luxo no Peugeot 208.
O Cayenne acaba de passar pela última reestilização antes de se tornar elétrico. E a Porsche parece ter se inspirado exatamente no Taycan para mexer em seu maior SUV.
Os faróis estão menos arredondados e trazem quatro pontos principais de luz. Na traseira, a placa desceu para o para-choque e as lanternas estão ligeiramente mais afiladas. Mas é no interior que as mudanças foram mais profundas, com a adoção de uma terceira tela, essa voltada para o passageiro.
O Cayenne chega ao Brasil ainda esse ano já está em pré-venda em três versões com preços a partir de R$ 810 mil.
A Ram, que até então vivia sem rivais entre as picapes grandes, passará a ter duas concorrentes de peso: Ford F-150 e Chevrolet Silverado. Mas a resposta será firme, com a chegada da versão Limited da 1500.
Mas esse nem de longe é o principal lançamento da empresa no Brasil em 2023. A Rampage, picape nacional que vai compartilhar a base com a Fiat Toro estreia no segundo semestre com a promessa de incomodar os modelos médios. Para isso, terá novos motores e visual ousado.
Depois de alguns anos vendendo apenas projetos de baixo custo da Dacia, a Renault voltará a ter um modelo criado e produzido na França. É o Megane, que retorna ao Brasil bem diferente do modelo que deixou de ser vendido anos atrás.
Agora, o Megane é um crossover e tem propulsão elétrica. Além da sustentabilidade, o modelo terá no visual e no acabamento os principais pontos positivos. Só não espere um preço baixo. A Renault deve fixar a tabela de preços acima dos R$ 300 mil.
A Seres é uma fabricante chinesa de automóveis elétricos que faz parte do conglomerado da Dongfeng. A estreia será com dois modelos.
O Seres 3 é um SUV compacto elétrico que tem porte de Jeep Renegade. Seu motor elétrico entrega 163 cv, suficientes para empurrar o modelo de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. A autonomia é de 206 km, segundo o Inmetro. O preço anunciado é de R$ 224 mil.
O segundo modelo é o 5 EVR, SUV grande com propulsão híbrida plug-in. As especificações de cada motorização não foram divulgadas. O que se sabe é que há duas versões. Com tração 4×2, a potência combinada é de 347 cv. Quando há força motriz nas quatro rodas, esse número sobe para 550 cv. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,7 segundos. Os preços começam em R$ 450 mil.
A rivalidade entre Civic e Corolla chegou nas versões esportivas (quem diria!). Pela primeira vez, a Toyota vai vender o Brasil um Corolla com claro apelo esportivo, e não só visual ousado.
A opção escolhida foi a GR, abreviação para Gazoo Racing. Além da carroceria hatch com tomadas de ar maiores, spoilers e dupla saída de escape, o Corolla GR trará motor 1.6 turbo de três cilindros capaz de desenvolver 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O câmbio, assim como no Civic Type R, é manual de seis marchas.
A Volkswagen finalmente confirmou o lançamento de um carro elétrico no Brasil. Será o ID.4, SUV que tem 204 cv e chega ao país no segundo semestre. Além deles, estão previstas as reestilzações da picape Saveiro e do SUV compacto T-Cross.
Os dois modelos já foram vistos rodando em testes e devem ser apresentados nos próximos meses. Só não podemos esperar modificações profundas. A Saveiro deve trazer dianteira inspirada no Polo e oferecer opção de câmbio automático.
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Fonte: direitonews