Carro mais barato do Brasil custava R$ 24 mil há 10 anos; veja o que tinha


O carro novo mais barato do Brasil é o Renault Kwid Zen, que custa R$ 72.640. Há dez anos, o cenário era bem diferente. Este posto pertencia ao Fiat Palio Fire (versão duas portas), que custava R$ 24.190. Várias questões influenciam para o valor ser R$ 48.450 maior do que em 2014, como a inflação. Mas Autoesporte vai focar apenas no que o carro oferecia, quanto custa comprá-lo usado atualmente e comparar a evolução dos equipamentos de série para um modelo de entrada em 2024.

Em 1º de janeiro de 2014 entrou em vigor as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige por lei a obrigatoriedade de dois itens de segurança para qualquer carro que saia da linha de produção: airbag duplo frontal (um para o motorista e outro para o passageiro) e sistema de freios ABS, que evita o travamento das rodas em frenagem mais brusca.

E o Palio Fire foi o carro mais barato do Brasil na época a sair de fábrica com esses equipamentos de série. Por outro lado, o hatch era extremamente simples e tudo de atrativo era oferecido como opcional.

Para ter direção hidráulica, era preciso desembolsar R$ 1.111. Por mais R$ 3.101, o cliente poderia comprar o Kit Celebration 2, que trazia ar-condicionado e travas e vidros dianteiros elétricos. Para ter rádio — que já vinha com uma entrada USB —, também era preciso desembolsar R$ 182. Com todos esses opcionais o valor final do carro saltava para R$ 28.584. A versão quatro portas do Palio Fire era vendida por R$ 26.190 na época.

O Palio Fire tem motor 1.0 flex de 75 cv e 9,9 kgfm, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades. Autoesporte testou esse carro na época. O consumo, segundo a Fiat, é de 8,8 km/l ne cidade de 10,3 km/l na rodovia, quando abastecido com etanol, e os respectivos números com gasolina vão para 12,3 km/l e 15 km/l.

Em relação ao tamanho, o Palio Fire tem 3,82 m de comprimento, 1,63 m de largura, 1,43 m de altura, 2,37 m de entre-eixos e 280 litros de capacidade no porta-malas. De acordo com a tabela Fipe, o preço de tabela do carro no mercado de usados é de R$ 25.500.

Renault Kwid e Fiat Mobi disputam o posto de carro mais barato do Brasil mês a mês. Atualmente, o modelo da Renault segura o posto por apenas R$ 350. Enquanto a versão Zen custa R$ 72.640, a Fiat cobra R$ 72.990 pela versão de entrada do compacto, chamada de Like.

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Passado uma década, há um abismo na comparação da lista de equipamentos de série do carro mais barato do Brasil. Entre os principais itens, o Kwid Zen oferece: airbags laterais (os frontais são obrigatórios por lei), start-stop, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, rádio com conexão Bluetooth, controles de tração e estabilidade, travas elétricas e monitoramento de pressão dos pneus.

O motor, por outro lado, consegue ser menos potente: o 1.0 de três cilindros entrega 71 cv e 10,0 kgfm. Segundo o Inmetro, o Kwid faz 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, as marcas vão para: 15,3 km/l no ciclo urbano e 15,7 km/l no rodoviário.

O compacto tem 3,73 m de comprimento, 1,58 m de largura, 1,48 m de altura e 2,42 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 290 litros.

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Fonte: direitonews

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