Os carros elétricos nunca foram tão comercializados no Brasil como atualmente. Para se ter uma ideia, em setembro de 2023, as vendas do segmento chegaram ao recorde: 1.830 unidades vendidas em um único mês. No ano, esse número alcança a marca de quase 8 mil unidades, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Isso, claro, não acontece por acaso e tem uma explicação: a oferta desses veículos está cada vez maior no país e os preços estão cada vez mais atraentes. Mas não é só o mercado de veículos novos que está aquecido. Entre seminovos e usados, os elétricos também estão chamando atenção, afinal, já existem modelos oferecidos por menos de R$ 100 mil.
O Caoa Chery iCar, carro elétrico mais barato do Brasil, é um dos modelos mais anunciados em plataformas de vendas online. O hatch é equipado com um motor elétrico que desenvolve 61 cv e 15,3 kgfm. Além disso, tem autonomia de 197 km, segundo o Inmetro. Só que esse compacto chinês novo não sai de uma concessionária por menos de R$ 119.990.
No entanto, unidades seminovas do iCar já são encontrados por preços a partir de R$ 92 mil. E por ter sido lançado recentemente, em junho de 2022, a maioria dos anúncios mostra que os carros tiveram um único dono e que a quilometragem rodada é baixa, de cerca de 6 mil km.
Quem também aparece em sites de revenda de veículos é o JAC E-JS1. Importado da China, o pequeno elétrico tem um motor que gera 62 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, e pode rodar até 161 km com apenas uma carga de bateria. O preço de um zero-quilômetro é de R$ 126.900 depois da terceira redução de preços em pouco mais de três meses.
Por outro lado, é possível encontrar um JAC E-JS1 por aproximadamente R$ 100 mil no mercado de seminovos. Nesses casos, com mais quilômetros rodados: cerca de 20 mil.
O Renault Zoe, que saiu de linha há poucos dias, é mais um para esta lista. Até seu último dia de venda por aqui, o Zoe cobrava R$ 239.990 para sair das lojas. No mercado de usados, o veículo é oferecido por valores a partir de R$ 90 mil.
Neste caso, há mais opções, mas as quilometragens são mais altas e chegam aos 70 mil km em alguns casos. Isso porque o elétrico foi lançado em 2018. Ainda assim, os anúncios quase sempre são de donos únicos.
O propulsor elétrico do Renault Zoe entrega 135 cv de potência e 25 kgfm de torque. Já a bateria é a maior entre os três citados e a autonomia chega aos 380 km.
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Fonte: direitonews