Carro elétrico da Coreia do Norte é um BYD (mal) disfarçado que roda 720 km


A Coreia do Norte se tornou alvo de novas polêmicas após uma empresa local divulgar que está desenvolvendo um carro elétrico com 720 km de autonomia. A história atraiu a atenção dos países vizinhos.

Na China e na Coreia do Sul, a notícia foi recebida com ceticismo, tendo em vista que a indústria local é pouco desenvolvida. Agora, novas imagens revelam que este novo carro norte-coreano, batizado de Madusan EV, na verdade é um BYD Han.

Imagens divulgadas pelo CarNewsChina, um dos maiores sites automotivos do país, mostram um Han rodando na estrada em um dia chuvoso. Os logotipos da BYD foram removidos e o Han é referido o tempo inteiro como Madusan EV.

Portanto, não se trata de um carro totalmente novo desenvolvido na Coreia do Norte.

A Madusan Economic Federation é, na verdade, uma importadora fundada em 2018 na capital Pyongyang, conforme divulgado pelo site The Korea Herald após as imagens se tornarem virais. A empresa se especializou em adquirir eletrônicos fora da Coreia do Norte (provavelmente na China) e vendê-los no país com sua marca.

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A Madusan faz o mesmo processo com outros aparelhos eletrônicos, como celulares e televisores. As mercadorias são adquiridas na China e vendidas na Coreia do Norte com outro logotipo.

Outro ponto que chamou atenção na história do suposto carro elétrico norte-coreano é a autonomia anunciada. O BYD Han não tem versões capazes de percorrer 720 km, mesmo considerando o padrão chinês de medida que costuma valorizar os resultados em comparação com outros métodos.

Não há informações sobre o início das vendas do Madusan EV. O sedã elétrico ainda está em etapa de testes e não teve sua comercialização confirmada. Vale lembrar que, na Coreia do Norte, o uso de automóveis é restrito e controlado.

A chegada de carros chineses à Coreia do Norte é um fenômeno comum pela proximidade e o alinhamento político dos países, mas existe uma indústria local pequena. A principal marca de veículos é a Pyeonghwa Motors.

A marca é ligada a um grupo pró-unificação da Coreia do Sul e trabalha com licenças de produção. Logo, a Pyeonghwa Motors obtém os direitos de patentes de carros de outras marcas para vendê-los na Coreia do Norte. São modelos da Fiat, SsangYong, Brilliance e outras fabricantes.

A Pyeonghwa expandiu suas operações para fora da península e vendeu carros no Vietnã — porém, os números de emplacamentos não são divulgados.

Outras fabricantes locais focam na produção de veículos coletivos ou operacionais, como ônibus e caminhões. Aqui podemos enumerar a Chongjin Bus Works e a Pyongyang Trolleybus Factory.

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Fonte: direitonews

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