O Carro do Ano é a maior e mais importante premiação da indústria automobilística brasileira. Em 2024, o prêmio chega à sua 58ª edição com sete categorias de carros e três motores. Uma delas é chamada de Carro do Ano Premium e reúne os lançamentos dos últimos meses com preços entre R$ 200 mil e R$ 400 mil.
Vale lembrar que os finalistas de todas as categorias foram escolhidos por indicação direta dos 26 jurados, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor até o dia 15 de outubro. Desta forma, o limite é de cinco finalistas por segmento e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de novembro.
Dito isso, hora de conhecer os finalistas da categoria Carro do Ano Premium 2025:
A nova geração do BMW X2 retornou ao Brasil em julho deste ano com motor 2.0 turbo de quatro cilindros. São 204 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. Já o câmbio é automatizado de sete marchas e a tração é integral.
Com esse conjunto, a velocidade máxima é de 231 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos. A única versão disponível é a xDrive20i M Sport, que tem preço de R$ 388.950. A versão elétrica do SUV concorre na categoria de Carro do Ano Superpremium.
O Honda CR-V retornou ao Brasil em fevereiro de 2024 após um hiato de dois anos. O SUV médio é híbrido e vendido em versão única, chamada de Advanced, pelo preço de R$ 352.900. O conjunto mecânico é igual ao do Accord: 2.0 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson, com 147 cv e 19,4 kgfm.
Ainda são outros dois motores elétricos: um gerador e outro de tração com 184 cv e 34,2 kgfm. Aliás, não é plug-in (que permite recarga externa). Desta forma, a potência combinada é de 207 cv. Já a transmissão automática e:HEV se chama e-CVT. O consumo, segundo o Inmetro, é de 14,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
O Hyundai Ioniq 5 é elétrico e teve sua pré-venda iniciada em setembro de 2024. O hatch médio estreia em versão única com preço de R$ 394.990 e com dois motores elétricos. Assim, a potência, de acordo com a marca, chega a 325 cv e o torque a 61,6 kgfm.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos e a velocidade máxima é de 185 km/h. Já o pacote de baterias é de 84 kWh e a autonomia chega a 374 km, segundo medição do Inmetro.
O Kia EV5 é um SUV elétrico que entrega 217 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Lançado em agosto de 2024, é vendido em versão única, a Land, por R$ 399.990. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos, Além disso, a bateria de íons de lítio de 88,1 kWh ainda garante 402 km de autonomia, de acordo com o Inmetro.
Teste: Kia EV5 chega ao Brasil e quer enfrentar BMW e Mercedes; consegue?
O Volvo EX30 é um dos cinco carros elétricos mais vendidos do Brasil, mesmo tendo sido lançado em março de 2024. O pequeno modelo é vendido em quatro versões. Em todas, o motor elétrico fica posicionado no eixo traseiro e entrega 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque.
A diferença fica para a aceleração de 0 a 100 km/h. Na de entrada, que tem bateria de 51 kWh, são 5,7 segundos. Por outro lado, as intermediárias e topo de linha, com 69 kWh, fazem a mesma prova em 5,3 segundos. O preço inicial é de R$ 229.950, mas o EX30 chega a custar R$ 299.950.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews