Chegando à sua 58° edição, o Carro do Ano é a principal premiação da indústria automotiva, que desde 1966 reconhece os principais lançamentos anuais do mercado. Neste ano, o prêmio traz sete categorias para veículos e três para motores. Uma delas é justamente sobre os esportivos, que não poderiam ficar de fora.
Com uma classe própria desde a última edição, Ford Mustang, Mercedes-AMG GT 63 S E Performance e Porsche 718 Spyder RS são os modelos que concorrem ao troféu de Carro do Ano Esportivo 2025.
E diferente das demais categorias, não há valor mínimo ou máximo para que os veículos sejam contemplados com o prêmio. No entanto, precisam ter características esportivas e motores voltados para a performance. Leia o regulamento completo e veja o que mais fez esses modelos chegarem até aqui.
Assim como Autoesporte, o Ford Mustang completou 60 anos em 2024 e chegou à sua sétima geração. O esportivo é equipado com motor V8 Coyote 5.0 aspirado de oito cilindros, nesse caso, de 488 cv de potência e 57,5 kgfm de torque, possibilitando o 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
O câmbio segue automático de dez marchas, mas o muscle car oferece pacote tecnológico com cinco modos de condução e suspensão adaptativa. O Mustang está disponível em versão única, GT, por R$ 529 mil. Será o americano o vencedor da categoria?
O Mercedes-AMG GT 63 S E Performance é o representante da marca alemã para ser o Esportivo do Ano. Com 816 cv, o cupê adota sistema híbrido que une o V8 4.0 biturbo dianteiro de 612 cv a um motor elétrico de mais de 200 cv, instalado no eixo traseiro. A bateria de 6,1 kWh ainda gera 13 km de autonomia em modo elétrico.
Apenas 2,8 segundos são necessários para que o esportivo chegue aos 100 km/h, podendo ainda alcançar até 320 km/h de velocidade máxima. Com versões de dois e quatro lugares e partindo de R$ 1,6 milhão, será que o prêmio ficará com o carro mais rápido já produzido pela divisão esportiva da Mercedes-Benz?
Outro alemão na corrida pelo título de Carro do Ano Esportivo, o Porsche 718 Spyder RS oferece motor boxer 4.0 de seis cilindros, naturalmente aspirado que chega a 9.000 rpm e desenvolve 500 cv. O torque é de 45,9 kgfm, aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem, PKD, de sete marchas.
Com esse conjunto, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e acelera até 308 km/h. No Brasil, a última geração a combustão do esportivo parte de R$ 1,24 milhão, mas pode ficar R$ 500 mil mais cara com opcionais. Será que a versão envenenada do conversível levará o prêmio?
Confira também detalhes dos cinco modelos que concorrem na categoria principal:
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Fonte: direitonews