O Carro do Ano 2026 é 59ª edição do maior e mais tradicional prêmio da indústria automobilística, que elege os melhores lançamentos do setor no ano vigente. Seguindo com o calendário, Autoesporte divulga nesta quarta-feira (23) a lista de jurados.
Os 26 nomes que avaliarão os lançamentos de cada categoria estão divididos em três grupos. O primeiro é composto por 11 jornalistas especializados — incluindo a atual equipe editorial de Autoesporte — que ajudarão a eleger os vencedores nas categorias de Carro do Ano e Motor do Ano.
Outro grupo de nove jornalistas com ampla experiência no setor automotivo se juntam para a análise e votação das categorias de carro. Por fim, seis especialistas que são referência nos setores de engenharia e mecânica completam a banca de jurados para eleger os vencedores das três categorias exclusivas para motores. Confira as categorias do Carro do Ano 2026 abaixo:
Carro do Ano:
Motor do Ano:
Paranaense de Londrina e formado em jornalismo, Leonardo Felix atua na área automobilística desde 2011. É diretor de redação de Autoesporte desde o final de 2023, quando passou a fazer parte do time de jurados do Carro do Ano. Também é vencedor dos prêmios SAE Brasil de 2018 e AEA em 2022.
No setor automotivo desde 2012, André Paixão é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Está na Autoesporte há quatro anos e desde então, é jurado no Carro do Ano. Já atuou como repórter, editor e editor executivo. Desde outubro de 2024 é editor-chefe da publicação.
André Schaun faz parte da equipe de Autoesporte desde agosto de 2019, quando entrou como repórter. Desde então, faz parte do grupo de jurados do Carro do Ano. Em março de 2024 virou editor da publicação e, desde outubro do mesmo ano, exerce o cargo de editor executivo.
Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Marcus Celestino cobre o setor automotivo desde 2011. Já passou por Estado de Minas, Correio Braziliense, Jornal do Brasil, Autopapo e Automotive Business. Editor de Autoesporte e jurado do Carro do Ano desde 2024, apresentou a 58ª edição do prêmio e é fã incondicional de Fórmula 1, IndyCar, discos de vinil, Kurt Vonnegut e memes da década de 2000.
Cauê Lira entrou no setor automotivo em 2014 como estagiário na Car and Driver Brasil. Entre 2017 e 2021, trabalhou como repórter na editoria Carros do Portal iG. Faz parte da redação da Autoesporte desde 2021. É jurado do Carro do Ano desde 2022 e foi apresentador da 57ª edição, em 2023.
Formada em Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Jady Peroni tem 26 anos e atua como repórter na Autoesporte. Em 2024, apresentou a 58ª edição do Carro do Ano e será jurada na premiação pelo segundo ano consecutivo.
Formada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Vitória Drehmer será jurada do Carro do Ano pelo segundo ano consecutivo. Repórter de Autoesporte, apresentou a 57ª edição do prêmio, em 2023, e já cobriu diversos lançamentos nacionais e internacionais, além de já ter testado mais de 100 carros.
Repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo, Eduardo Sodré acompanha o setor automotivo desde os anos 1990. Carioca, também fez parte das equipes dos jornais O Dia e O Globo.
Fernando Calmon é engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Foi diretor de redação da revista Autoesporte entre 1990 e 1997. Já produziu e apresentou os programas Grand Prix, na TV Tupi (até 1980) e Primeira Fila (1985-1994), foi editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970-1975) e Manchete (1984-1990), diretor de redação da revista Top Carros e correspondente no Brasil do site inglês Just-Auto. Sua coluna semanal sobre automóveis, existe desde 1999 e é publicada por mais de 70 portais, sites, jornais e revistas pelo Brasil.
Gustavo Dias é cofundador do canal automotivo Opinião Sincera no Youtube. Com 37 anos de idade, o técnico automotivo tem mais de 14 anos de experiência no ramo de carros de competição. Já foi proprietário e instrutor de uma escola de mecânica automotiva e reparação para carros de performance. Hoje, é referência no assunto e ajuda milhares de pessoas todos os meses a trocar de carro ou moto.
João Anacleto é jornalista especializado desde 2003, com passagens e colaborações em veículos como Revista Carro, Car And Driver, Uol e Autoesporte. É criador do Canal A Roda, que hoje conta com 480 mil inscritos.
Camila Camanzi é publicitária, atriz e jornalista automotiva, atuando como produtora e apresentadora do Carros com Camanzi há 10 anos, composto por YouTube, Instagram e site. Além disso também apresenta o programa Mobiauto na TV Band.
Formado em Comunicação Social, com passagens pela TV Cultura, TV Record, RedeTV e SBT, Clayton Sousa decidiu, em 2015, acelerar em direção ao mundo automotivo. Atualmente, comanda o programa Auto Record, transmitido em todo o Distrito Federal e Goiás, e as redes sociais do canal Última Marcha, no Youtube e Instagram, além do quadro BandNews Mobilidade, na rádio BandNews Brasília.
Diogo de Oliveira é jornalista pós-graduado com 20 anos de atuação na indústria automobilística. É editor do Estadão, com passagens pela revista Autoesporte e Rede Record, entre outros veículos. Trabalhou como assessor de relações públicas da Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos.
Fábio Trindade é formado em Tecnologia e pós-graduado em Gestão de Negócios, acumulando experiência nas áreas de geração de energia, tecnologia e comunicação. Fundou o site Carplace em 2005. Atualmente é responsável no Brasil pelos sites Motor1.com, InsideEVs.com e Motorsport.com. Acompanha a transformação da mobilidade para uma matriz limpa em todo o mundo, visitando fábricas e laboratórios de baterias e veículos elétricos na Ásia, Europa e América do Norte.
Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor – no qual está há mais de 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo e topa dirigir tudo o que tiver chance.
Giu Brandão começou como jornalista de redação, foi pioneira entre os canais de carro no Youtube e hoje segue como influencer especializada no setor automotivo, com mais de 150 milhões de visualizações em suas redes sociais (Youtube, Instagram e TikTok).
Guilherme Muniz é jornalista da Rádio CBN e tem 14 anos de experiência na cobertura da indústria automotiva brasileira. Atualmente, apresenta o programa semanal CBN Autoesporte, em parceria com a Revista Autoesporte. Há 3 anos, o podcast é reconhecido no prêmio + Admirados da Imprensa Automotiva na categoria Áudio. Também faz comentários ao vivo sobre o mercado de carros do Brasil durante o Ponto Final CBN.
Marlos Ney Vidal é jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos. Atualmente, é colunista do Portal Uol.
Colunista no UOL Carros, Rafaela Borges é apresentadora no canal On The Road, no YouTube e produtora de conteúdo no Instagram e TikTok. Jornalista especializada em automóveis há 22 anos, foi repórter no site Carsale e editora assistente no Jornal do Carro – Estadão.
Empresária e apresentadora do Auto Esporte TV, Camila Bezerra atua há 20 anos no setor automotivo, levando informação e inspiração para o público. Apaixonada por carros, defende uma indústria mais inclusiva e conectada.
Daniel Zacher é engenheiro mecânico com mestrado em engenharia, ambos pela UFRGS, e doutorando pela FEAGRI/UNICAMP. Tem mais de 20 anos de experiência em posições de liderança técnica em indústrias do setor automotivo. Foi um dos fundadores e primeiro gestor do Comitê Brasileiro de Tratores, Máquinas Agrícolas e Florestais – ABNT/CB-203. É membro do Conselho Executivo da SAE BRASIL e presidente do Conselho de Administração da SAE4Mobility. Atualmente é diretor-geral da TEKTER CONSULTORIA, empresa especializada em soluções de certificação automotiva em motores, automóveis, caminhões, implementos rodoviários e máquinas autopropelidas.
Marcelo Alves é engenheiro mecânico e doutor em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP. Tem experiência em projetos de máquinas e equipamentos, com ênfase em sistemas automotivos. Desde 1996, é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP. Coordena o CEA – Centro de Engenharia Automotiva. Também é membro da unidade EMBRAPII Powertrain sediada na Escola Politécnica da USP.
Paula Mascari é mecânica com especialização na montagem e preparação de motores, comunicadora e criadora de conteúdo. Atualmente é embaixadora das marcas Monroe Amortecedores, B2 Pneus Dunlop e Takao. Atua também como mecânica de competição nas categorias nacionais Copa Truck e Porsche Cup Brasil.
Formado em engenharia mecânica pela Escola de Engenharia Mauá possui mais de 35 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento, planejamento, regulamentação e homologação do produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus e General Motors. Atualmente é Gerente Executivo da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.
Tarcisio Dias é engenheiro mecânico mecatrônico, radialista e criador do Mecânica Online. Tornou-se referência nacional ao traduzir, com linguagem acessível, os conceitos técnicos da engenharia automotiva para o público em geral.
Na edição 2026, o Carro do Ano vai considerar modelos lançados no mercado brasileiro até 17 de outubro de 2025. Assim como na edição passada, um veículo só se tornará elegível se já estiver com o preço público divulgado até a referida data e disponível para venda. Modelos que se encontram pré-venda antes do prazo limite só serão considerados se também cumprirem as condições acima.
A divulgação da lista de finalistas ocorrerá em 23 de outubro e a divulgação dos vencedores, na segunda quinzena de novembro de 2025. Antes disso, ao longo dos meses, serão enviadas para as fabricantes listas prévias com os modelos pré-qualificados até o momento. Confira os próximos prazos:
Veja também: tudo sobre o Renault Kardian, campeão da categoria Carro do Ano na edição 2025
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews