Depois de demonstrar o funcionamento do sistema “crab walk” e andar de lado entre unidades do Mercedes-Maybach Classe S, o super-sedã chinês Maextro S800 provocou novamente a fabricante alemã em um desafio de demonstração tecnológica. No duelo da vez, os dois modelos foram submetidos a um teste de suspensão para saber qual entregava a melhor performance diante dos desafios propostos.
A avaliação foi realizada no centro de desenvolvimento de veículos de Xiangyang, na China, e exigiu do conjunto de suspensão ajuste técnico praticamente perfeito. Durante o teste, os dois sedãs percorreram um trecho esburacado a 50 km/h com o objetivo de enfrentar as imperfeições da pista sem transmitir os impactos para o carro. Ao todo, três buracos foram usados como referência, sempre com 60 cm de comprimento, 80 cm de largura e 10 cm de profundidade.
Os buracos continham no fundo areia, vidro e água, respectivamente, e tanto o Mercedes-Maybach Classe S quanto o Maextro S800 tinham que superá-los sem encostar o pneu no obstáculo. O sedã alemão tentou, mas sua suspensão não foi capaz de evitar o contato da roda com o fundo, perdendo assim o desafio. Enquanto isso, modelo chinês cumpriu as três etapas sem qualquer toque e acabou vencendo a prova.
O Maextro S800 foi apresentado recentemente na China como fruto de uma parceria firmada entre a Huawei e a JAC Motors. O sedã foi desenvolvido para atuar no mercado de alto luxo, rivalizando diretamente com modelos da Maybach (divisão extravagante da Mercedes-Benz), Rolls-Royce e Bentley. No acordo, a JAC ficou responsável pelo desenvolvimento e fabricação do chassi, enquanto a Huawei atuou como fornecedora de todo o aparato tecnológico do carro, além de ser responsável pela comercialização.
O visual tem inspiração clássica, assim como na maioria dos rivais, e chama atenção pelas linhas e carroceria com pintura em duas cores. Ao todo, o Maextro S800 tem 5,48 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,53 m de altura e 3,37 m de distância entre-eixos. O pacote tecnológico inclui sistema LiDAR no teto para uso integrado com inteligência artificial em funções como direção inteligente, cockpit inteligente e controle de domínio inteligente.
O Huawei Maextro S800 estará disponível em duas opções de motor, sendo uma totalmente elétrica e outra com extensor de alcance (EREV). Na primeira opção, são três motores elétricos – um no eixo dianteiro e dois no traseiro – que, juntos, entregam uma potência total de 863 cv. Na segunda versão, são dois propulsores elétricos que rendem 530 cv. Nesse caso, há, como já mencionamos, extensor de alcance com um motor 1.5 turbo que adiciona 156 cv ao conjunto.
A Huawei diz ainda que haverá carregamento do tipo não tripulado. Isso significa que o carro pode encontrar, de forma autônoma, uma estação de carregamento e estacionar ao lado, enquanto um braço robótico conecta/desconecta no bocal. O sedã tem suporte para 800 V e bateria de 65 kWh que pode ser carregada com 390 kW. Na prática, leva cerca de 10 minutos para carregar de 10% a 80%.
A suspensão, que foi referência no teste, é capaz de reagir a solavancos e más condições da estrada com antecedência, ajustando os parâmetros do carros antes do impacto. Destaque ainda para o eixo traseiro esterçante, que ajuda em manobras diárias e produz o efeito “crab walk” que faz o Maextro S800 andar de lado. Apesar dos 5,48 metros de comprimento, o raio de giro do modelo é de 5,05 metros.
As vendas do Maextro S800 na China começam em maio, com preços entre 1 milhão e 1,5 milhão de yuans (algo como R$ 780 mil e R$ 1,2 milhão em conversão direta). Além do S800, a linha Maextro poderá contar com outros modelos no futuro. O chassi foi projetado para acomodar, além de sedãs, SUVs e minivans com peso bruto de até 3,8 toneladas.
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Fonte: direitonews