Carregadores na tomada: Mito ou realidade sobre o consumo de energia?


Com o preço da conta de luz, são poucas as famílias brasileiras que podem se dar o luxo de gastar energia elétrica à toa. Dessa forma, o mito do carregador sem uso na tomada tomou conta das casas brasileiras, que ainda consomem energia.

Mas seria isso um mito ou uma realidade? De fato, deixar o carregador conectado na tomada pode vir a alterar o valor da conta? Descubra!

Aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e novidades da tecnologia enfeitam todos os cômodos da casa. Dessa forma, um aumento no valor da conta já é esperado. No entanto, não se pode abusar! Toda a economia é bem-vinda quando se quer uma folga no orçamento do final no mês.

Verdade ou mito?

Verdade. Deixar o carregador do celular conectado na tomada, mesmo sem o celular, consome um pouco de energia. Mas calma aí, não é necessário sair retirando os cabos da tomada.

Isso porque, quando conectado, existe pouca eletricidade nos cabos, de forma a não ser algo relevante no consumo de energia, quando não há nenhum aparelho conectado.

Dessa forma, o consumo quando desconectado do aparelho, não chega a alcançar um real, mesmo durante um ano completo.

Estamos levando em consideração cabos de celular, mas carregadores de outros aparelhos podem consumir um pouco mais de energia elétrica.

Por outro lado, se sua conta de energia está alta, não dá para culpar o carregador esquecido na tomada. A culpa, provavelmente, deve ser de outro hábito.

Carregadores originais

Opte sempre por utilizar os carregadores que vem junto ao seu celular. E em caso de quebra, procure uma loja oficial, porque são capazes de garantir maior segurança ao usuário.

Se você é uma daquelas pessoas que deixa seu celular carregando enquanto dorme, não há necessidade de se preocupar também.

Isso porque o carregador possui um mecanismo que para de enviar carga após o aparelho atingir os 100% de bateria. Dessa forma, não apresenta riscos ao seu aparelho ou a sua pessoa.

Os carregadores aprovados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) não apresentam riscos quando conectados a energia por tempo indeterminado.

Fonte: capitalist

Anteriores Pentágono reconhece pesadas perdas de tropas ucranianas em confronto com forças russas
Próxima F1: Leclerc corre risco de outras penalidades de grid em 2023