A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (CAOAGRO), participa nos dias 19 a 26 de novembro do 1° exercício simulado de emergência sanitária em Peste Suína Africana – PSA, no município de Presidente Getúlio.
A ação é realizada pela CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e conta com o apoio do Sindicarne, do ICASA, Defesa Civil de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Presidente Getúlio.
Aproximadamente 200 profissionais, entre eles médicos veterinários da Cidasc, do MAPA, do Icasa, da iniciativa privada, de serviços oficiais de todos os Estados, além de representantes da América do Sul, e profissionais da Defesa Civil, da Polícia Civil e da Polícia Militar farão parte das equipes.
O exercício vai simular a ocorrência de um foco de peste suína africana, doença que não é registrada no Brasil desde a década de 1980, mas que teve focos registrados na América Central no ano passado. Todos os órgãos oficiais de defesa agropecuária têm adotado diversas ações para prevenir a introdução da doença em território brasileiro.
Segundo o coordenador do CAOAGRO da Polícia Civil, delegado Fernando Callfass, participar desse exercício simulado é muito importante para que os policiais civis que atuam auxiliando as forças sanitárias no combate aos crimes contra o agronegócio vivenciem o mais próximo possível o que seria uma situação de emergência sanitária. Ainda, eventos como este fortalecem a integração entre as diversas instituições que trabalharão juntas em situações de emergência sanitária.
Durante o simulado, serão realizadas visitas às propriedades rurais; inspeção de animais com colheita de material para exames; interdição simulada de propriedades rurais; fiscalização simulada do trânsito de veículos com barreiras em estradas; desinfecção de veículos; informes e atividades educativas para a população.