Em agosto de 2023, a Caoa anunciou um investimento de R$ 3 bilhões na fábrica de Anápolis (GO). Na época, a fabricante divulgou que o montante seria usado para a ampliação da produção de Caoa Chery Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8 pelos próximos cinco anos. A novidade é que esse dinheiro também será utilizado para a fabricação local do Tiggo 8 Pro Hybrid. Desta forma, o SUV de sete lugares será o primeiro híbrido plug-in nacional.
De acordo com um executivo da marca chinesa consultado por Autoesporte durante o lançamento do Tiggo 7 Sport, “tudo está desenhado para começar neste ano“. Portanto, podemos esperar que o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid (que pode ser recarregado na tomada) fique mais barato ainda em 2024.
Isso porque, no início de fevereiro, a Caoa Chery reduziu os preços de quase todos os SUVs da linha 2025 em até R$ 10 mil. Os únicos carros que ficaram fora da mudança de valores foram os importados da China: Arrizo 6, iCar e o próprio Tiggo 8 Pro Hybrid. Como o SUV agora será fabricado no Brasil, a tendência é que tenha preço ainda mais competitivo.
Hoje, o SUV híbrido de sete lugares é vendido por R$ 239.990. Assim, tem valor semelhante ao BYD Song Plus (R$ 229.880), mas é pouco mais barato que o GWM Haval H6 (R$ 269.000). Por outro lado, tem uma diferença considerável de R$ 107.310 para o Jeep Compass 4xe, que custa R$ 347.300.
O Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid combina um motor 1.5 turbo com outros dois elétricos. Desta forma, a potência combinada é de 317 cv e 56,6 kgfm. O câmbio DHT com três marchas mecânicas simula 11 marchas no total, “preenchendo” as demais relações com os motores elétricos.
Segundo a fabricante, com esse conjunto, o SUV de sete lugares acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. A bateria de 19 kWh deixa o Tiggo 8 com autonomia para rodar cerca de 77 km apenas com eletricidade.
O consumo oficial no Inmetro é de 11km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, sempre com gasolina (seu motor, por enquanto, não é flex). Com o modo elétrico auxiliar , os números chegam a 32,7 km/l em ciclo urbano e 27,8 km/l no rodoviário.
O Tiggo 8 Pro Hybrid mede 4,72 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,74 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Assim, o porta-malas tem capacidade para 150 litros com os sete lugares em uso. Com a última fileira rebatida, o volume sobe para 650 litros.
Na comparação com a versão a combustão, o Tiggo 8 Pro tem dianteira redesenhada, com faróis mais afilados e grade hexagonal com diversos elementos cromados na parte inferior. Já o interior tem acabamento mais caprichado.
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Fonte: direitonews