A atual linha do Caoa Chery Tiggo 5X Sport custa os mesmos R$ 119.990 cobrados no dia do lançamento do modelo, há quase dois anos, em 2023. Fabricado em Anápolis (GO), o SUV compacto voltou ao seu preço “original” no fim de abril, quando a fabricante aplicou uma redução de preço de R$ 8 mil.
Com a mudança, houve uma ligeira alta nas vendas do utilitário esportivo ao longo das últimas quatro semanas. Foi o que disseram concessionários do Rio de Janeiro ouvidos por Autoesporte. Tamanho interesse pelo SUV nos fez querer mostrar para você o que a versão de entrada do Caoa Chery Tiggo 5x Sport oferece.
Encontramos uma unidade do modelo em uma loja no bairro de Botafogo, Zona Sul da capital fluminense. O modelo em questão já tinha destino, assim como outros esperados pela concessionária. Segundo o gerente do local, a rotatividade é resultado do preço acessível e da baixa disponibilidade de estoque — em abril, a Caoa Chery suspendeu por 30 dias a produção na fábrica de Anápolis (GO).
O Tiggo 5X Sport tem três opções de cores, sendo a preta a única que não acrescenta valor. Nas outras tonalidades (branco e cinza) há reajuste de R$ 2 mil. A configuração tem motor turbo 1.5 de quatro cilindros, 16 válvulas, e que gera 150 cv no etanol e 147 na gasolina. O torque com os dois combustíveis é o mesmo: 21,4 kgfm.
A transmissão combinada com o motor turbinado é do tipo CVT e simula nove marchas. O sistema de suspensão é independente na e a direção é elétrica. Os freios são a disco.
O consumo de combustível da versão mais barata do Tiggo 5x é de 6,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada quando abastecida com etanol. Na gasolina, a média sobe para 10 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. O tanque de combustível do SUV é de 51 litros. O levantamento faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Pelos mesmos R$ 119.990 pedidos em 2023, o Tiggo 5X Sport da linha atual entrega o mesmo conjunto de equipamentos oferecido no seu lançamento. Isso, de forma alguma, representa um demérito para o SUV de entrada.
A começar pela lista de itens de segurança. O SUV tem seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), DRL, frenagem autônoma de emergência, controles de estabilidade, tração, assistente de partida em rampa e isofix.
Em tecnologia, o Caoa Chery Tiggo 5X Sport também agrada. O SUV compacto tem painel de instrumentos 100% digital com tela de 7 polegadas e central multimídia de 10,25 polegadas que permite o espelhamento com fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Dentro do pacote, o modelo tem câmera de ré, três portas USB, sendo duas para a primeira fileira e uma no banco traseiro, e volante multimídia de base reta. É nele onde ficam os comandos de mídia e computador de bordo, além do piloto automático convencional — na versão de topo o sistema é do tipo adaptativo.
Ainda na lista de itens, a configuração de entrada tem ar-condicionado, com saída para o banco traseiro, freio de estacionamento elétrico, função auto hold do freio, retrovisores com ajustes elétricos, chave presencial e partida por botão.
O acabamento do Tiggo 5X Sport é muito bom, melhor até do que o que vemos em rivais de segmento na mesma faixa de preço. Encontramos na versão, por exemplo, couro em praticamente todas as superfícies do painel, nas portas e nos bancos.
O revestimento divide espaço com áreas emborrachadas, plástico texturizado e detalhes que simulam o aço escovado. É o caso do console, onde está acomodada a pequena e estilosa manopla de câmbio. O black piano aparece no painel de comando do ar-condicionado e em outras partes.
O banco do motorista tem ajustes elétricos e o console tem um apoio de braço com porta-objetos. O interior ganha um charme extra pela iluminação ambiente em LED customizável. De maneira geral, a cabine tem encaixes sem rebarbas.
No exterior, a versão tem retrovisores e maçanetas pintados na cor da carroceria. As rodas de liga leve 17 polegadas são diamantadas. Já os faróis destoam. O conjunto tem luzes halógenas — a variante Pro do Tiggo 5X vem com o conjunto Full-LED.
O espaço interno do Caoa Chery Tiggo 5X Sport é suficiente para até quatro ocupantes e aceitável para cinco, sendo esse eventual quinto passageiro uma criança. A opção base da gama tem os mesmos 4,31 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 2,61 m de entre-eixos das demais. O porta-malas tem capacidade para 340 litros.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews