Felipe Pereira
UOL/Cuiabá
Depois de dois blocos com troca de xingamentos e ironias, o debate da Globo nesta sexta (25) para prefeito em Cuiabá foi inviabilizado. O candidato do PL, Abílio Brunini, passou a usar seu tempo todo de uma vez e impediu a discussão como rival, Lúdio Cabral (PT).
O que aconteceu
Abílio adotou a estratégia a partir do terceiro bloco. Ele tinha oito minutos e meio e usou tudo de uma vez elencando propostas em diversas áreas. Terminou dizendo “vote 22”, olhou para Lúdio e ironizou soltando um “boa sorte com seu tempo”. Na sequência, foi para bancada tomar Coca-Cola.
O petista chamou o rival de covarde. Lúdio acrescentou que ele fugia do debate e demonstrava não ter maturidade para ser prefeito de Cuiabá. O argumento da falta de preparo é usado contra o candidato do PL durante toda a campanha.
O bloco seguinte, o penúltimo, teve a mesma dinâmica. Abílio gastou seus cinco minutos de uma vez. Novamente o monólogo terminou com a frase usa “boa sorte com seu tempo”. Na saída do estúdio, disse que agiu desta forma porque o rival estava interessado em brigar.
Lúdio repetiu o argumento da falta de equilíbrio. Ele declarou que o formato foi criado justamente para estimular a troca de ideias. Na entrevista depois do debate acrescentou que o adversário percebeu estar sendo derrotado nos argumentos e preferiu fugir.
“Nos dois primeiros blocos percebi que ele estava conduzindo para briga. Chegou um momento, falei: ‘Eu não vim brigar'” – Abílio Brunini
“O Abílio é criador de confusão, mas fugiu. Foi covarde. Ficou sentado no corner” – Lúdio Cabral
Fonte: abroncapopular