Campo magnético pode desvendar origem misteriosa de rajada rápida de rádio


Cientistas da Universidade da Virgínia Ocidental que estudam o FRB 20190520B há mais de um ano, uma rajada rápida de rádio localizada em uma galáxia anã a aproximadamente quatro bilhões de anos-luz da Terra, determinaram que a origem mais provável da explosão é um objeto denso, provavelmente uma estrela de nêutrons, com um companheiro binário.

“Os resultados sugerem que a fonte desta explosão cósmica pode ser um sistema binário constituído por uma estrela de nêutrons que gira devido a ventos de plasma denso e magnetizado produzidos por uma estrela companheira maciça ou por um buraco negro”, afirmaram os especialistas.

Esta rajada é considerada a mais rara por ser a única que nunca descansa, explodindo por mais de uma vez por hora, e por múltiplas frequências de rádio.
O FRB 20190520B produz sinais fortes em frequências de rádio relativamente altas, indicando ser altamente polarizados, e que as ondas eletromagnéticas estão “ondulando” fortemente entre si.
Os especialistas também acreditam que a força de seu campo magnético também sofre variações, algo que nunca tinha sido observado.
Isso dá pistas de que estas rajadas envolvem sistemas binários constituídos por uma estrela de nêutrons e uma estrela maciça ou um buraco negro.
Saturno - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Crânio de 2.000 anos revela que romanos podem ter começado nossa mania de cães de colo, diz estudo
Próxima Ministro do Paquistão afirma ter pago por petróleo russo com desconto e em moeda chinesa, diz mídia