Campanha de vacinação contra poliomielite inicia em Diamantino


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na segunda-feira, dia 27 de maio a campanha nacional de vacinação contra poliomielite em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município. 

De acordo com a pasta, a vacina protege contra a poliomielite, uma infecção viral contagiosa que afeta a medula espinhal e o cérebro e que pode causar fraqueza muscular, paralisia e até a morte.

A campanha é voltada para crianças menores de 5 anos onde é realizado um sistema de imunização. São realizadas três doses da vacina para bebês até completar 1 ano de idade e para crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias, é realizada em dose única de reforço.

A coordenadora da vigilância em saúde, Cleu da Silva, explicou como funciona o esquema vacinal para bebês de até 1 ano.

“Dentro das vacinas que um bebê deve tomar até completar 1 ano de idade, três doses são da poliomielite (VIP). Então quando inicia a campanha seguimos o cronograma, se a criança já tomou duas doses, então aplicamos a terceira e assim por diante.”

Para proteger as crianças contra pólio, os pais e responsáveis devem procurar a ESF do seu bairro, com a caderneta de vacinação e cartão SUS.

No dia 08 de junho (sábado) a Secretaria de Saúde promove em todas as Estratégias de Saúde da Família o Dia “D” de Vacinação contra Pólio, das 08h às 16h. A campanha no município encerra  no dia 14 de junho.

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Imagem de satélite indica quais lavouras foram mais afetadas pelas enchentes
Próxima Mini Cooper e Countryman chegam em julho para nova fase da marca no Brasil