A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou na terça-feira (08.08), um Pit Stop de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Durante a ação foi entregue um informativo que explica as formas de identificação da violência e abuso dentro e fora de casa, além dos meios oficiais para denúncia.
O secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Gilson da Silva, comentou sobre o desenvolvimento das ações de proteção à mulher no mês de agosto e também durante todo o ano.
“O Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e também outros setores da nossa secretaria realizam o trabalho de promover a conscientização, atender e acolher as mulheres em vulnerabilidade durante todo ano. Nosso trabalho é contínuo, mas em agosto temos a possibilidade de tratar esse assunto de maneira mais enfática com a população.”
O gestor da pasta ainda destacou que as ações realizadas dentro da campanha “Agosto Lilá” tem como objetivo convocar a sociedade a assumir a responsabilidade no combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O coordenador de ações, Gabriel Cruz, informou sobre as atividades programadas para o mês. “Além do pit stop, vamos realizar rodas de conversa com profissionais e mulheres de todo nosso município por meio do ‘Chá das Ladies’, encontro que abordará a realidade da mulher brasileira.”
Conforme explicou o coordenador, os encontros do “Chá das Ladies” acontecerão no dia 16 de agosto às 15h30 no bairro Buriti, no dia 23 de agosto também às 15h30 no bairro Jardim Alvorada e no dia 30 de agosto às 14h30 no Centro de Eventos Juarez de Abreu, no Diamantino Histórico. As ações acontecem em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e Polícia Militar.
Lei Maria da Penha
A campanha estabelecida no mês de agosto tem relação com a data de sanção da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, Lei Maria da Penha, que completou 17 anos em 2023. Por esse motivo o “Agosto Lilás” tem esse intuito de promover ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher e divulgação da Lei.
Fonte: diamantino.mt.gov.br