Caminhonete usada: 5 opções até R$ 80 mil para quem precisa trabalhar


O segmento de caminhonetes está bem aquecido nos últimos tempos. No ano passado tivemos o lançamento da nova geração da Ford Ranger, leve atualização da Volkswagen Saveiro, e esse ano já vieram a Chevrolet S10 reestilizada e a inédita Fiat Titano. Mas, para você que não está disposto a pagar centenas de milhares de reais por um nova, Autoesporte seleciona cinco boas opções para o trabalho, sendo duas mais voltadas para a cidade e três para missões mais pesadas, como atividades rurais.

Todas as picapes selecionadas nesta lista estão com os preços médios baseados na tabela Fipe. Na internet e nas lojas é possível encontrar os mesmos modelos e versões com variações pequenas nos respectivos valores descritos abaixo, tanto para mais quanto para menos.

Abrindo a lista está a terceira geração da Saveiro, que foi lançada em agosto de 2009 e passou apenas por pequenas pontuais desde então — a última, na linha 2014, faz menos de um ano. Mesmo assim, quando falamos de uma picape urbana para trabalho, ela não pode ficar fora da lista.

A versão Robust com cabine dupla tem motor 1.6 flex de até 104 cv e 15,6 kgfm, associado a um câmbio manual de cinco marchas. A caçamba 580 litros de capacidade e e aguenta até 635 kg de carga, porém, também é possível ganhar um pouco mais de espaço interno justamente por ter essa cabine estendida. Entre os itens de conforto, há ar-condicionado e direção hidráulica.

Outra picape com apelo urbano é a Strada Hard Working 1.4 flex de até 88 cv e 12,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. Ela é do mesmo ano da Saveiro, é menos potente, não tem cabine dupla e ainda é mais cara. Qual o sentido disso? Bom, pensando puramente em trabalho, ela abre mão de conforto para entregar mais: são 1.220 litros no volume da caçamba e capacidade de carga de 705 kg.

Ela já vinha equipada de fábrica com protetor de caçamba e ganchos para amarração de carga. Na época, a capota marítima era um acessório de R$ 500, portanto, pode ser que opções à venda no mercado de usados com esse item custem um pouco a mais com esse opcional.

A L200 é uma ótima opção de picape média a partir de R$ 60 mil para você ter garagem e te ajudar no trabalho. A versão Outdoor GLS 4×4 com cabine dupla, de 2012, tem motor 2.5 turbodiesel de 121 cv e 26,2 kgfm. O câmbio é manual de cinco marchas.

Sua robustez para o fora de estrada, como o nome já diz, é um diferencial para uma picape dessa faixa de preço. A capacidade de carga é de 1.080 kg na caçamba que, por coincidência, também tem 1.080 litros de volume. Com 23,5 cm de vão livre do solo, a L200 entrega um ângulo de entrada de 36° e de saída de 26° — e ainda pode rebotar até 2.400 kg.

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A Ranger pode ser considerada a picape média mais moderna do mercado depois que a nova geração foi lançada em junho do ano passado — e agora começa a receber versões especiais na linha 2025. E no mercado de usados, ótimas opções para o trabalho podem ser encontradas à venda.

A XLS de cabine simples tem motor 2.5 flex de até 173 cv e 24,7 kgfm com câmbio manual de cinco marchas. Mas o que brilha aos olhos de quem precisa encher a caçamba é que sua capacidade é de 1.800 litros, suporta até 1.457 kg de carga e pode rebotar até 1.700 kg. O vão livre do solo é de 21 cm e os ângulos de entrada e saída são de 29° e de saída de 26°, respectivamente. O que joga contra aqui é que a tração não é 4×4 e o motor, quando abastecido com etanol, não é dos mais econômicos.

Se você chegou até aqui, com certeza está se perguntando: cadê a Toyota Hilux? Pela faixa de preço, as opções até R$ 80 mil ficam restritas para modelos de 2008 para trás, portanto, selecionamos a concorrente S10 2.8 turbodiesel LT com cabine dupla para fechar essa lista. O preço ultrapassa um pouco o limite, porém, é possível encontrar opções da versão LT de 2012 com valores abaixo.

São 180 cv e 44,9 kgfm, ou seja, é a mais potente de todas nessa lista. O câmbio é manual de cinco marchas e a tração é 4×2. Mas as valentias dessa S10 não são poucas: apesar de ser cabine dupla, entrega 1.061 litros de capacidade na caçamba e uma carga máxima que suporta até 1.208 kg. A capacidade de reboque também é a melhor de todas com 3.500 kg. O ângulo de entrada é ótimo, com 30,7°, porém, o de saída deixa a desejar com seus 16°.

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Fonte: direitonews

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