Lamborghini, Chery e BYD são exemplos de fabricantes que já tiveram seus veículos registrados no Guinness Book, o “livro dos recordes”, pelos mais diversos feitos. A Cummins também entrou para o seleto grupo por meio da Accelera, sua divisão voltada para novas tecnologias de propulsão. E isso graças a um caminhão elétrico com célula de combustível de hidrogênio.
O veículo em questão é o H2Rescue, protótipo que toma como base o Kenworth T370 Classe 7. O veículo obteve um novo recorde mundial para “a maior distância alcançada sem reabastecimento por um caminhão movido a célula de combustível de hidrogênio”, segundo o Guinness World Records. Foram 2.906 km percorridos sem aquela paradinha para encher o tanque.
O número foi atingido durante um ensaio organizado pela Accelera no ano passado. A marca, que traz como proposta o desenvolvimento de “soluções de energia com zero emissão”, já havia realizado outras tentativas até, finalmente, conquistar o recorde.
Nessa nova e última tentativa, o protótipo foi monitorado durante todo o percurso para que, enfim, tivesse o recorde validado por um juiz do Guinness.
A jornada de 2.906 km foi feita na Califórnia (EUA), com velocidade média entre 80 e 88 km/h. O caminhão recordista dispõe de motor elétrico de 335 cv de potência (250 kW) e de célula de combustível de hidrogênio.
Importante ressaltar que o veículo concluiu a viagem sem emitir nenhum ruído e com água e vapor como únicos subprodutos. Desse modo, houve zero emissão de poluentes, contra 301 kg que seriam produzidos por um modelo de porte similar movido a diesel.
De acordo com a Accelera, o protótipo consumiu durante o teste 168 kg de hidrogênio. O H2Rescue rodou em temperaturas que variaram entre 15° e 27° Celsius.
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Fonte: direitonews