Câmara aprova projeto que cria Selo da Cidade Mulher


Crédito: Saulo Cruz

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o Selo da Cidade Mulher. A iniciativa prevê o reconhecimento, anualmente, aos Municípios que se destacarem na adesão de políticas públicas que beneficiem as mulheres. A proposta agora será enviada ao Senado. O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) avalia a medida como positiva, pois estimula a criação de políticas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e à equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras. 

O texto, aprovado nesta terça-feira, 2 de junho, é um substitutivo para o Projeto de Lei 2594/2024. A adesão será avaliada pelo cumprimento e engajamento do Município na efetividade de suas políticas segundo alguns critérios, cabendo ao Poder Executivo editar um regulamento definindo o número de selos anuais e os critérios da pontuação para obtenção do título. Deverá ser analisado durante o julgamento, a efetividade e os benefícios da política pública implementada na qualidade de vida e bem-estar das mulheres.

O substitutivo define alguns critérios que serão levados em conta:

busca da igualdade efetiva entre mulheres e homens, em todos os âmbitos;

combate a todas as formas de discriminação;

universalidade dos serviços e benefícios ofertados pelo Estado;

participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas; e

transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas.

O texto aprovado também define o grau de adesão, engajamento e envolvimento do Município no cumprimento das determinações do Pacto de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres, que envolverá, além da assinatura desse documento, a análise de como a cidade atua no combate à exploração sexual de meninas e adolescentes e ao tráfico de mulheres e na promoção dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão.

Iniciativas a nível estadual
O MMM destaca que alguns Estados já possuem a iniciativa a nível estadual, como o Estado da Paraíba, onde Municípios liderados por mulheres podem ser premiados quando da execução de políticas públicas que beneficiem as mulheres. A exemplo, durante a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em 2023, as prefeitas do Movimento Mulheres Municipalistas Paraibano apresentaram a iniciativa no Palco Pocket do Projeto InovaJuntos. 

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938

Fonte: amm

Anteriores Advogado indenizará por xingar homem de “vi4do” em grupo de WhatsApp
Próxima Esposa de Bruce Willis revela detalhes da batalha do ator contra a demência: “Ele não pode mais falar’