Caças russos interceptaram drone dos EUA sem usar armas, este colidiu com água do mar Negro, diz MD


Hoje (14), o Comando Europeu dos EUA (EUCOM, na sigla em inglês) afirmou que um caça russo derrubou um drone da Força Aérea norte-americana sobre o mar Negro. De acordo com o EUCOM, a aeronave russa Su-27 atingiu a hélice do MQ-9 durante uma “interceptação insegura e não profissional”.
Em nota, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o drone estadunidense voou com transponders desligados e violou limites de área de uso do espaço aéreo. Com esse contexto, caças das Forças Armadas russas entraram em ação. Contudo, a pasta destacou que os militares russos não usaram armas de transporte aéreo e não entraram em contato com o drone.
A nota do EUCOM disse que os danos a hélice fizeram com que a força norte-americana derrubasse o drone em águas internacionais.
“Duas aeronaves Su-27 russas realizaram uma interceptação insegura e não profissional com uma aeronave MQ-9 não tripulada de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da Força Aérea dos EUA que estava operando no espaço aéreo internacional sobre o mar Negro hoje [14]. Aproximadamente às 07h03 [03h03 do horário de Brasília] uma das aeronaves russas Su-27 atingiu a hélice do MQ-9”, disse o comunicado.
Mais tarde, o coordenador de Comunicações Estratégicas da Casa Branca, John Kirby, disse que o presidente, Joe Biden, foi avisado sobre o ocorrido e que Washington “vai continuar a voar e operar no espaço aéreo internacional e em águas internacionais” apesar do incidente.
O cruzador Moskva navega durante preparações para do desfile do Dia da Marinha Russa, em Sevastopol, 23 de julho de 2021 (foto de arquivo). - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2022

Em seguida, o Departamento de Estado norte-americano convocou o embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, informou o porta-voz do órgão, Ned Price.
“Estamos convocando o embaixador russo para o departamento onde transmitiremos esta mensagem a Moscou”, disse Price durante coletiva de imprensa.
Price também informou que a embaixadora norte-americana em Moscou, Lynne Tracy, transmitiu uma forte mensagem ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Em sequência, durante uma coletiva de imprensa nesta tarde, o porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder, recusou-se em revelar se o drone que caiu sobre o mar Negro estava armado.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Aumento das taxas de juros do Fed pode piorar crise bancária nos EUA, alerta especialista
Próxima Defender Ucrânia não é um interesse vital dos EUA, diz governador norte-americano