Caça F-16 dos EUA abate drone turco na Síria após ter alerta ignorado


Duas autoridades dos EUA, falando sob condição de anonimato à Reuters, afirmaram que um F-16 abateu o drone turco depois que os americanos ligaram várias vezes para autoridades militares turcas para avisá-los de que estavam operando perto das forças terrestres dos EUA. As autoridades disseram que se acredita que o drone turco esteja armado.
Ao mesmo tempo, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos e uma fonte de segurança local disseram que a coligação liderada pelos EUA abateu um drone turco perto de uma base no nordeste da Síria.
Já um funcionário do Ministério da Defesa turco disse que o drone abatido pela coligação não pertencia às Forças Armadas turcas, mas não disse de quem era propriedade.
O incidente ocorre num momento delicado para as relações Washington-Ancara, com os Estados Unidos esperando que a Turquia ratifique a adesão da Suécia à OTAN.
Dois F-16 Fighting Falcons da Força Aérea dos EUA voam em formação durante uma missão de apoio à Operação Allied Force da OTAN, 20 de abril de 1999 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2023

Embora os Estados Unidos nunca tenham abatido um avião turco antes, as tensões aumentaram e houve situações de risco. Em 2019, as tropas dos EUA no norte da Síria foram alvo de fogo de artilharia de posições turcas.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores UFMT encerra mostra de extensão no Abrigo Bom Jesus
Próxima Orçamento 2024: Habitação será tema de Audiência Pública da Comissão de Finanças