Cabeça de terracota rara de uma figura feminina é desenterrada em forte romano na Inglaterra (FOTOS)


O artefato foi achado em junho passado por voluntários durante uma escavação de uma vala do século III. A cabeça retrata uma figura feminina com um impressionante penteado trançado de quatro fios em ambos os lados de uma parte central. A peça está quebrada abaixo do nariz, este remanescente tem cerca de 7,8 cm de altura e 6,7 cm de largura.
“Parece-me que esta foi uma peça de prática feita por uma mão inexperiente, […] os olhos não combinam nada, e as orelhas são muito estranhas. Isso me leva a presumir que foi feita no local, uma vez que ninguém teria se incomodado para transportar isto por muito longe ou pagar bom dinheiro por ela”, disse a especialista em artefatos romanos Lindsay Allason-Jones.
© Foto / Museu do Exército RomanoRara cabeça feminina de terracota desenterrada em forte romano na Inglaterra

Rara cabeça feminina de terracota desenterrada em forte romano na Inglaterra - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2026

Rara cabeça feminina de terracota desenterrada em forte romano na Inglaterra
Uma figura de terracota mais sofisticada e completa com o mesmo penteado foi descoberta em uma fazenda em Carvoran (a cidade moderna onde está localizado o sítio de Magna) no século XIX.
© Foto / Museu do Exército RomanoOutra cabeça de terracota de figura feminina descoberta no local anteriormente em comparação com a recém-descoberta

Outra cabeça de terracota de figura feminina descoberta no local anteriormente em comparação com a recém-descoberta - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2026

Outra cabeça de terracota de figura feminina descoberta no local anteriormente em comparação com a recém-descoberta
O fragmento de cabeça de terracota está agora em exposição no Museu do Exército Romano, juntamente com outras descobertas da última temporada de escavação no forte romano de Magna.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Segundo filho de secretário de Itumbiara morre após ser baleado pelo pai
Próxima Trump diz que visitará a Venezuela, mas não estipula data